Para 81% dos brasileiros, país é racista, diz pesquisa

Embora a população identifique o racismo como um problema no país, muitos ainda têm dificuldade em assumir sua presença nos espaços privados Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

A pesquisa “Percepções sobre o Racismo no Brasil”, realizada pelo Instituto Peregum e Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), revelou que o maior país da América Latina e a nação com maior população negra fora da África é racista.

levantamento revelou que 81% concordam totalmente ou em parte que o Brasil é um país racista, enquanto 11% afirmam que têm atitudes ou práticas racistas, 10% que trabalham em instituições racistas, 13% que estudam em instituições educacionais racistas, 12% que sua família é racista, 36% que convivem com pessoas que têm atitudes racistas e 46% que convivem com pessoas que sofrem racismo.

“Fica evidente que a democracia racial não é mais uma crença hegemônica no Brasil”, aponta o levantamento. “Embora a população identifique o racismo como um problema no país, muitos ainda têm dificuldade em assumir sua presença nos espaços privados e mais íntimos de suas vidas. Grande parte concorda que o Brasil é um país racista, mas poucos assumem ter atitudes ou práticas racistas. Assim, existe um Brasil racista sem que as pessoas o identifiquem em suas próprias condutas ou experiências de vida”, diz um trecho da pesquisa.

No Brasil, o racismo é crime. Segundo a lei 7.716/89, serão punidos os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

O critério raça/cor/etnia é considerado o principal fator gerador de desigualdades no país, seguido pela classe social. A identidade étnico-racial é facilmente declarada pela maioria dos brasileiros, e a população negra é a que mais identifica sofrer racismo, revela o estudo que foi realizado com duas mil pessoas em 127 municípios brasileiros das cinco regiões do país durante o mês de abril de 2023.

As manifestações mais comuns de racismo são violência verbal, tratamento desigual, violência física e negação de oportunidades. A população também reconhece o racismo institucional, considerando que pessoas negras são mais criminalizadas e tratadas de forma desigual pelas polícias. E aumentar a representatividade de pessoas negras nos espaços de poder é visto como uma forma de diminuir as desigualdades estruturais.

Ainda segundo o estudo, 76% das mulheres pretas e 66% das mulheres pardas concordam que o Brasil é um país racista. Para 62% das pessoas, o racismo é uma ação ou prática motivada contra um grupo de uma raça/cor/etnia. Já para 30% dos entrevistados, o racismo ocorre devido às características de uma pessoa. Outro aponta que 25% acreditam que o racismo ocorre pelo fator religião de um grupo, e para 23% o racismo é a principal fonte de produção de desigualdades a partir das diferenças entre grupos.

Importância da educação

O relatório afirma, também, que “a promoção de uma educação de qualidade para todos e todas é um desafio para a sociedade atual, e uma das principais questões a serem enfrentadas é a abordagem de temas relevantes nas escolas. Segundo a pesquisa Percepções do Racismo no Brasil, o tema mais importante a ser debatido é o racismo, com 69% das pessoas considerando-o prioritário. A história e cultura afro-brasileira (40%) e história e cultura indígena (36%) também são relevantes, mas ainda em patamares menores.”

Da Redação do Elas por Elascom informações do Instituto Peregum e do Projeto SETA

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100