O plenário da Câmara deve votar nesta terça-feira a PEC 590/06, que garante a presença feminina nas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado; e o PL 203/91, que estabelece a política nacional de resíduos sólidos. Também deve ir a voto o requerimento de urgência para o PLC 543/09, que dispõe sobre organização, preparo e emprego das Forças Armadas; e o PL 2.254/07, que trata da regularização dos bingos no Brasil.
O Colégio de Líderes marcou para quarta-feira a votação do único destaque ao PL 5938/09, que trata do regime de partilha e redefine a distribuição do royalties do pré-sal. Às 14h, antes da sessão do plenário, os deputados voltam a se reunir para definir as matérias que devem ir a voto durante o semestre. “Vamos tentar organizar uma pauta de projetos consensuais para votar até as eleições de outubro”, explicou o líder do PT na Câmara, deputado Fernando ferro (PE).
Os líderes analisam ainda a possibilidade de retirar da pauta de votação as PECs em tramitação na Casa. As matérias voltam a ser apreciadas após as eleições presidenciais. “Não é no período pré-eleitoral que vamos emendar a Constituição”, disse o líder do Governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). A decisão ainda depende de consulta às bancadas partidárias.
Dante Accioly