O deputado Vicentinho (PT-SP), líder da Bancada do PT na Câmara, apresentou projeto de lei (PL 7464/14), que institui o dia 20 de setembro como Dia Nacional dos Papeleiros. “Esta é uma reivindicação de toda a categoria, que envolve aproximadamente 250 mil trabalhadores em todo o País”, afirmou o petista.
O Dia dos Papeleiros é comemorado pela categoria no dia 20 de setembro. A data é celebrada por se tratar do dia da fundação do Hospital Sepaco, que é o Sistema de Saúde da categoria fundado em 1956. “A categoria dos papeleiros é a única do Brasil que tem um hospital, o Hospital Sepaco, que é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, e por qual eu lutei muito para que não perdesse os seus direitos de assistência social para o nosso povo”, explicou Vicentinho.
Para Vicentinho o objetivo do projeto é fazer justiça com a categoria. “Com um histórico de ética e compromisso, os trabalhadores da indústria papeleira, têm no movimento sindical uma referência, posto que cumprem incansavelmente a sua vocação, que é defender os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. Nada mais justo, contudo, que essa categoria tenha reconhecido nacionalmente o seu dia, a exemplo de tantas outras categorias profissionais”, afirmou o petista.
Gizele Benitz