O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP),defendeu nesta quinta-feira (24), em plenário, a realização de um plebiscito sobre a reforma política para que, de acordo com ele, a sociedade brasileira possa discutir o financiamento das campanhas eleitorais, o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação popular e outros temas de relevância para o País.
Vicentinho enfatizou que o PT, demonstrando sua ampla inserção nos movimentos sociais e sua sintonia com as principais aspirações do povo brasileiro, vem defendendo, por meio do projeto de decreto legislativo (PDC 1258/13), a realização de um plebiscito sobre a reforma política. “É preciso fortalecer o plebiscito em nível nacional. O povo não pode ser chamado apenas para dizer sim ou não, deve ser chamado para dizer o que quer, quais as mudanças pretende fazer para que esta Casa e os políticos brasileiros sejam entendidos como parte da própria sociedade, e não como alguém contra a própria sociedade”, afirmou. O PDC foi apresentado no ano passado em conjunto pelo PT, PDT, PSB e PCdoB, propondo a realização do plebiscito sobre reforma política.
O líder Vicentinho lembrou que o PT já realiza trabalho de mobilização da sociedade sobre a necessidade de reforma política e, de acordo com ele, o plebiscito vai permitir que o povo dê sua opinião sobre o tema. “O povo quer dar palpite, sugestões, opinar, as pesquisas indicam isso. Há anos o PT vem fazendo um trabalho de mobilização da sociedade brasileira para a importância e a necessidade de uma reforma política que seja capaz de aproximar a política dos cidadãos e que possa dotar o Estado brasileiro de instrumentos para o enfrentamento de alguns de seus crônicos problemas, principalmente, a corrupção eleitoral, moral e financeira, que tanto abala a sociedade e desacredita as instituições”, disse.
As minirreformas eleitorais, acrescentou o líder do PT, realizadas ao longo dos anos pelo Congresso Nacional não enfrentaram os problemas políticos vivenciados pela Nação. “Essa realidade tem levado ao descrédito das instituições políticas e dos políticos, que parecem não compreender que o caminho que eles vêm percorrendo se distancia cada vez mais da pauta política, social e democrática da sociedade brasileira. Basta de reforma apenas eleitoral. É preciso realizar uma reforma politica sintonizada com os maiores desejos da sociedade brasileira”, disse.
Proposta popular – O deputado Vicentinho defendeu também a aprovação da proposta de iniciativa popular (PL 6316/13), idealizado pelo Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral e que, de acordo com o parlamentar petista, “cumpre importante papel nessa luta pela realização, pelo Congresso Nacional, de uma verdadeira reforma politica”.
“Em sintonia com o que o nosso partido vem defendendo há anos, o projeto de lei propõe uma reforma política que contempla a votação proporcional em listas pré-ordenadas, com paridade de sexo; a fidelidade partidária; o financiamento público de campanhas e a vedação do recebimento de doações por pessoas jurídicas; a criminalização da corrupção eleitoral, entre outras propostas que aperfeiçoam o sistema democrático brasileiro”, frisou Vicentinho.
Ainda de acordo com o líder petista, estão juntos no mesmo propósito de contribuir para o País, o Partido dos Trabalhadores e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, entre outros partidos. “Os projetos de reforma política, defendidos por todos – com pequenos ajustes que eventualmente sejam necessários -, são aqueles que a sociedade brasileira já indicou, inclusive durante as manifestações populares recentes, como os que devem ser pautados no Congresso Nacional”, enfatizou Vicentinho.
“Nós os representantes do povo brasileiro temos um dever e uma grande missão a cumprir. Nosso foco deve ser o bem estar do cidadão e das instituições nacionais. Precisamos caminhar na mesma trilha democrática indicada pelos brasileiros que ocuparam as ruas e demonstraram descontentamento com a direção que temos percorrido e com as opções que temos feito. A Bancada do PT trabalhará diuturnamente para realizar a reforma política, pois acreditamos que somente esta reforma trará mais democracia, igualdade e participação para a sociedade brasileira”, finalizou Vicentinho.
Gizele Benitz
Ouça o Líder do PT Vicentinho na Rádio PT