Atos em todo o Brasil marcam luta contra juros abusivos do BC de Bolsonaro

Atos em todo o Brasil marcam luta contra juros abusivos do Banco Central de Bolsonaro. Foto: Divulgação/CUT

Representantes da CUT, Centrais Sindicais e movimentos populares foram às ruas nesta terça-feira, 20, em lugares de grande circulação de pessoas no país e cidades com sedes do Banco Central; Confira

Pela redução da taxa Selic mais alta do mundo (13,75%), praticada pelo Banco Central de Bolsonaro, integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), central sindicais e movimentos populares foram às ruas nesta terça-feira, 20, em todas as regiões do país.

Os protestos fazem parte de uma campanha nacional contra os juros abusivos que vigoram no país. As manifestações marcam o Dia Nacional de Luta Contra os Juros Altos e a Política Monetária do Banco Central e também estão agendadas para esta quarta-feira (21), em locais de grande circulação de pessoas nas cidades onde o BC não tem sede. Em são Paulo, o ato será às 10h, na Avenida Paulista, n° 1.804 (prédio do BC).

Em Brasília, na frente da sede do Banco Central, o presidente da CUT, Sérgio Nobre, protestou contra a permanência do presidente Roberto Campos e reafirmou que a atual política imposta por ele é um crime contra o país.

 

“Se não baixar a taxa de juros, já temos uma audiência marcada com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, porque sabemos que o Senado pode afastar Campos Neto do cargo e, na nossa visão, há motivo para isso, porque o presidente do BC está sabotando o crescimento do país”, afirma Sérgio Nobre. “A visão dele de Brasil foi derrotada nas urnas, em 2022; Campos Neto é um bolsonarista e deveria entregar o cargo”, complementa o presidente nacional da CUT ao garantir: “Não vamos sair das ruas enquanto esse camarada estiver à frente do Banco Central”.

Em São Paulo, também em frente à sede do BC, centrais sindicais e movimentos organizaram manifestações. No ato, a vice-presidente da CUT, Juvândia Moreira, afirmou que Campos Neto está no BC a serviço do sistema financeiro.

“Campos Neto está a serviço dos banqueiros, do mercado financeiro, contra o povo brasileiro. Os juros altos do BC causam desemprego, retração da economia, impedem investimentos que geram emprego e transferem renda da população para os ricos, os investidores, especuladores – aqueles que investem em títulos da dívida pública, que ganham dinheiro com juros altos”, disse Juvandia .

https://twitter.com/CUT_Brasil/status/1671233594415624192

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, ressalta que a atual Selic reduz a oferta de empregos e torna os incentivos no mercado financeiro mais interessantes do que na produção.

“O trabalhador se prejudica em duas questões, na minha opinião: no emprego, porque com a taxa de juros alta não há investimento na produção, então, ele é desempregado. E com juros altos ele não pode comprar”.

Para o sindicalista, é preciso um equilíbrio entre a manutenção da atividade econômica e o controle da herança. “Muita resistência na questão da liberdade, você acaba também levando o país a uma recessão. Então é fundamental que os técnicos entendam que momento nós estamos passando”.

Programação da jornada

A campanha nacional foi lançada no dia 16 em São Bernardo do Campo, em uma manifestação organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC).

Nesta segunda-feira, 19, foi realizado um tuitaço nacional (#JurosBaixosJá) para denunciar a política do BC, com engajamento das entidades sindicais filiadas à CUT, além de uma intensa mobilização pelas Brigadas Digitais da CUT, Comitês de Luta e organizações populares para ocupa as redes sociais.

De acordo com a CUT, outros atos estão sendo organizados em vários locais do país. Nesta terça, 20, começou a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que irá se estender até quarta, 21, quando o órgão anunciará se a taxa Selic irá se manter no mesmo patamar, 13,75%, índice mantido desde agosto de 2022.

A deputada federal e presidente do PT Nacional, Gleisi Hoffman (PT-PR), convoca a sociedade brasileira para participar dos protestos em todo o país. Ela reforçou a necessidade de um movimento amplo e de soma com o presidente Lula para mudar a situação do povo brasileiro, que sofre com o crescimento das dívidas.

 

Veja a galeria de fotos dos atos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife:

Leia também: CNI: 71% das empresas apontam juros do BC como barreira ao crédito

PT Nacional , com informações da CUT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100