O deputado Josias Gomes (PT-BA) elogiou em pronunciamento no plenário o trabalho desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Segundo ele, projetos implantados e mantidos pela Codevasf em 26 perímetros irrigados alcançaram R$ 1,72 bilhão em valor bruto de produção, em 2013. “Isso é, portanto, um grande alento para a agricultura familiar nordestina”, disse.
Josias Gomes informou que ,segundo a Codevasf , o valor representa um crescimento real de 14% em relação a 2012, quando o valor bruto de produção registrado foi de R$ 1,5 bilhão. “Os perímetros produziram 2,96 milhões de toneladas de itens agrícolas no ano passado, sobretudo frutas, em uma área cultivada de 90,9 mil hectares.
O aumento da produção alcançado, acrescentou Josias Gomes, é resultado de um conjunto de fatores relacionados aos investimentos que estão sendo feitos, mas, também, ao conhecimento adquirido pelos produtores. “Segundo a Codevasf, com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a empresa tem investido firmemente nos perímetros, tanto em recuperação e modernização de infraestrutura quanto em assistência técnica, o que possibilita a implantação de novas tecnologias”.
“Quanto aos empregos diretos e indiretos mantidos em torno da produção dos perímetros, o aumento registrado foi de 7,5%. A Codevasf estima em 91 mil o número de empregos diretos mantidos nas áreas irrigadas em 2013, e em 136 mil o de empregos indiretos. Em 2012, esses números foram respectivamente 84,6 e 126,9 mil”, explicou o parlamentar petista.
“Então, parabenizo a Codevasf pelo desempenho, pois essa instituição é absolutamente vital para o desenvolvimento da região em que exerce suas ações”, finalizou Josias Gomes.
Gizele Benitz