O deputado Bohn Gass (PT-RS) elogiou em pronunciamento no plenário a iniciativa da presidenta Dilma Rousseff de determinar à Polícia Federal apoio às polícias estaduais nas investigações para impedir e reprimir abusos e crimes contra o Programa Minha Casa, Minha Vida. “O governo Dilma não medirá esforços para apurar todos os crimes relacionados ao mau uso dos benefícios do Minha Casa, Minha Vida. Seja quem for, seja onde for, será descoberto e rigorosamente punido”, disse o petista.
Resultado do primeiro balanço sobre as investigações e irregularidades no Minha Casa, Minha vida aponta 15.720 denúncias de irregularidades nos cinco anos de execução do programa. Ao todo, 8.964 (57%) notificações foram julgadas improcedentes. Em 1.561 casos, as unidades ocupadas ilegalmente foram retomadas e devolvidas aos beneficiários originais e 5.195 denúncias continuam em apuração.
Bohn Gass classifica como “bandidos” os responsáveis pelas fraudes e desvios. “Bandidos que, aproveitando-se da boa fé e da desinformação das pessoas, especialmente as mais humildes, estão tentando encher os bolsos com dinheiro obtido através da perversão das regras do programa. Estes criminosos não roubam apenas o dinheiro que é do governo e, portanto, de todo o povo brasileiro. Estes criminosos são ladrões de sonhos!”, afirmou o parlamentar petista.
A presidenta Dilma, acrescentou Bohn Gass, “já determinou apoio aos Estados, inclusive rigor na fiscalização daqueles que querem prejudicar esse programa. Estão prejudicando 1 milhão e 600 mil moradias que já foram construídas no Brasil. São entre 12 milhões a 15 milhões de brasileiros! Esse programa aquece o setor de emprego, tão fundamental para o País”, finalizou.
Gizele Benitz