Contarato: “8 de Janeiro foi fruto de quatro anos de ataque à democracia”

Fabiano Contarato: “Não tenho dúvida de que Bolsonaro, vários integrantes dos ministérios dele e políticos têm a digital nessa responsabilidade” Foto: Agência Senado

O líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (PT-ES), afirmou em entrevista à CNN Brasil, na quarta-feira (31), que a tentativa de golpe realizada em 8 de janeiro foi fruto de quatro anos de ataque à democracia praticado por Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

LEIA MAIS: Site desmascara mentiras dos bolsonaristas sobre o 8 de Janeiro

Contarato, que é membro da CPMI do Golpe, instalada no último dia 25 para investigar o atentado, disse também esperar que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito identifique não só aqueles que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, mas todos que colaboraram de alguma forma para a realização do crime.

“Nós temos que entender que no dia 8 de janeiro, com oito dias de governo do presidente Lula, esse ápice, aquela eclosão, foi fruto e reflexo de um comportamento originário de quatro anos de ataque à democracia”, afirmou. 

O senador lembrou que antes do 8 de Janeiro, uma série de ações ajudaram a dar forma à tentativa de golpe, como os acampamentos em frente a quartéis, a tentativa de explodir uma bomba no aeroporto de Brasília e devieras declarações feitas por Jair Bolsonaro e parlamentares que o apoiam. 

“Parlamentares e o próprio ex-presidente Bolsonaro sempre falaram que supremo é o povo e que, para fechar o Supremo, bastariam um cabo e um soldado. E que o presidente Lula, se eleito, não subiria a rampa”, recordou.

Partícipe moral

Outra lembrança trazida por Contarato foi a de que houve um ataque sistematizado ao sistema eleitoral. “O ex-presidente chamou embaixadores para desacreditar os resultados das eleições, utilizou a instituição da Polícia Rodoviária Federal para impedir eleitores no Nordeste (de votar). Ou seja, foi sistematicamente atacada a democracia brasileira.” 

LEIA MAIS: Confira os 3 primeiros capítulos da série A Cara do Golpe

Professor de direito e delegado da Polícia Civil, Contarato lembrou que a lei brasileira considera culpado por um crime não só aquele que pratica o ato. “Temos também a figura do partícipe, que é o partícipe moral, aquela pessoa que induz, que planta a ideia, que instiga ou que auxilia materialmente”, explicou. 

E acrescentou estar certo de que as investigações trarão provas da participação de Bolsonaro e seus cúmplices. “Não tenho dúvida de que o ex-presidente Jair Bolsonaro, vários integrantes dos ministérios dele e vários políticos têm a digital nessa responsabilidade”, disse.

PTNacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100