Brasileiro presidirá maior federação de sindicatos do mundo

Felicio04042014

Foto: Divulgação

O ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) João Felício foi eleito por unanimidade, na última quarta-feira (2), presidente da maior federação internacional de sindicatos do mundo, a International Trade Union Confederation (CSI), que reúne as maiores centrais sindicais das Américas, Europa e África e representa 180 milhões de trabalhadores.

Felício, que foi o primeiro não metalúrgico a presidir a CUT, é professor e construiu sua trajetória sindical na APEOESP, entidade que representa docentes de São Paulo. O novo presidente da CSI afirmou que sua eleição é decorrência do prestígio internacional alcançado pelo movimento sindical brasileiro, que tem demonstrado a possibilidade de reunir a pauta corporativa com a luta geral por reformas do Estado e da sociedade. Também agradeceu o apoio do ex-presidente Lula, manifestado em uma carta ao plenário da CSI.

“Conseguir eleger um operário à Presidência da República é uma grande novidade internacional para europeus, asiáticos e americanos. Não tem paralelo em outros países e levou o movimento sindical brasileiro a ser inspiração fora do País, ao sair de uma pauta muito corporativa, ligada apenas ao mundo do trabalho, e participar ativamente da vida política do País”, avaliou Felício.

A candidatura de Felício foi apresentada pela CUT em 2012, com o apoio das demais centrais sindicais brasileiras filiadas à CSI — a Força Sindical e a União Geral dos Trabalhadores (UGT). O apoio de Lula foi fundamental para que Felício conquistasse os votos de centrais africanas e europeias a aderir à candidatura.

A eleição de Felício ocorreu em reunião da CSI em Bruxelas. Ele substituirá o alemão Michael Sommer e será o primeiro latino-americano a presidir a entidade. A eleição será referendada em congresso da federação, a ser realizado entre os dias 18 e 23 de maio em Berlim.

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, “a escolha de João Felício para presidir a CSI é um reconhecimento do protagonismo cutista e da unidade do movimento sindical brasileiro, da ação que temos desempenhado para o avanço de um projeto de inclusão social em nosso País”. Para Freitas, “sem as conquistas que melhoraram a vida do povo brasileiro, sem os avanços na economia, na política e na cultura, tamanho respaldo do sindicalismo mundial não teria sido possível”, frisou.

Com agências online

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100