A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (4) que o governo federal lançará a terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em agosto. O anuncio foi feito durante em entrevista a rádios de São José do Rio Preto (SP), onde a presidenta participou de cerimônia de entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida.
Segundo a presidenta Dilma, o contorno ferroviário de São José do Rio Preto será uma das obras que farão parte PAC 3. O edital da obra, lançado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), teve o certame suspenso porque o governo decidiu ampliar o projeto para que o trecho seja conectado à Ferrovia Norte-Sul.
“Uma obra de ferrovia não acaba até 2014, agora o contrato, nós tomamos a decisão, vai estar no PAC 3, deixaremos estruturado”, disse.
Lançado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para estimular o investimento, em 2007, o PAC reúne obras de grande porte de infraestrutura. A segunda versão do programa teve início em 2011, já no governo Dilma.
Dados do balanço mais recente do PAC 2 (2011-2014), divulgado em fevereiro, revelaram que até dezembro de 2013, o programa tinha 82,3% das ações concluídas, com execução de 76,1% do orçamento previsto para o período.
Minha Casa Minha Vida – Após a entrevista, Dilma seguiu para a cerimônia de entrega de 2.508 unidades habitacionais em São José do Rio Preto (SP). “O governo assumiu um compromisso de entregar dois milhões e 750 mi moradias até o fim de 2014, o maior programa de habitação do País”, disse.
Um total de 1,7 milhão de unidades habitacionais foi concluída e entregue às famílias cadastradas. Além disso, 1,6 milhão de moradias está em fase de construção, segundo dados divulgados pela presidenta durante a entrevista. “Para atingir nossa meta, temos que construir 450 mil unidades até o fim do ano. São José é um dos municípios mais bem contemplados do Minha Casa Minha Vida”, completou.
PT na Câmara com Agência Brasil