Dia internacional lembra o sacrifício de 129 mulheres

O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. As operárias pediam a diminuição da jornada de trabalho de 14 horas para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova York, nos Estados Unidos.

Nos últimos cem anos, muito mudou. No Brasil, em 1928 Celina Guimarães foi a primeira eleitora do país e da América Latina, ao votar na cidade de Mossoró (RN). Em 1929, Alzira Floriano foi a primeira prefeita eleita em Lages (RN). Somente em 1933 foi eleita a primeira mulher deputada federal e o voto feminino se tornou obrigatório apenas em 1946.

Conquistas e desafios – Na comemoração dos 100 anos do Dia Internacional das Mulheres, além das reivindicações, a ideia é também fazer um balanço dos avanços ao longo do governo Lula.

A avaliação das parlamentares é que na gestão do PT foram realizadas, pela primeira vez, as primeiras conferências voltadas exatamente para o debate da questão de gênero, ampliou-se o ingresso feminino no mercado de trabalho e foi criada uma secretaria especial voltada exatamente para política de promoção das mulheres. Também houve avanços no combate à violência contra as mulheres , com a aprovação da Lei Maria da Penha.

Na educação, as deputadas destacaram principalmente a aprovação do Fundeb (Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O fundo garantiu a pré-escola e cobertura educacional até o ensino médio e tem como meta, até 2021, estender de 30 milhões para 47 milhões o número de alunos de creches, educação infantil e especial, ensinos fundamental e médio e educação de jovens e adultos.

Parlamentares petistas destacaram também os desafios.As diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho, por exemplo, vão além da desigualdade salarial. No Brasil e em diversos outros países da América Latina, as mulheres continuam tendo menor participação nas atividades econômicas, são maioria no trabalho informal e entre a população desempregada, e continuam sendo as maiores vítimas de assédio moral e sexual .

Gabriela Mascarenhas

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100