O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) utilizou a tribuna da Câmara nesta semana para elogiar a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que referenda a minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional.
Pela resolução, entre outros pontos, fica consolidada a obrigatoriedade dos candidatos a governador e Presidente da República a divulgar seus planos de governo na internet. “Esse controle permitirá aos mais diversos segmentos da sociedade dominar melhor essas informações e chegar às suas conclusões de forma crítica. A iniciativa faz o eleitor co-responsável pelo processo eleitoral”, afirmou Valverde.
O deputado Valverde defendeu ainda a aprovação do projeto de Ficha Limpa (PLP 518/09) que estabelece novas condições de candidatura, “afastando da política os candidatos com histórico de corrupção”. Ele reconhece as dificuldade para a aprovação, mas enfatizou a necessidade do Parlamento dar à população maior autonomia e controle da vida pública do candidato.
Na avaliação do deputado, o projeto Ficha Limpa permitirá a sociedade o exercício do voto de maneira mais articulada e amparada na conduta ética e moral” do País. Ele citou a última pesquisa realizada pela Folha de S. Paulo que revela que apenas 14% da população brasileira vê positivamente o Congresso Nacional. Considerando os dados, a resolução do TSE é vista pelo parlamentar como um fator positivo para a imagem do Congresso. “Nós sabemos que o cargo de representação política é de extrema relevância e complexidade e o Congresso é instituto de representação popular. Os parlamentares são os mediadores populares, então cabe a nós, aprovarmos medidas que tornem clara e positiva a avaliação da população sobre o Parlamento”, completou.
Hérika Tavares