Os brasileiros apoiam o presidente Lula, que pressiona o Banco Central pela queda dos juros, afirmou nesta segunda-feira (3), o deputado federal Zeca Dirceu (PR), líder do PT na Câmara. Pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda aponta que 80% dos brasileiros avaliam que Lula age bem nesta questão.
“Os brasileiros querem a redução da taxa de juros que impede o crescimento do País, compromete os investimentos, onera a maioria da população em qualquer tipo de compra, empréstimos. Os juros altos só atendem o rentismo, e atrapalha sobremaneira a produção de bens e serviços no país”, observou Zeca Dirceu.
Segundo a pesquisa, para 71% dos entrevistados, a taxa está acima do que deveria. Entre os que pensam assim, 55% dizem que a taxa é muito mais alta do que deveria, e apenas 16% consideram que está um pouco mais alta.
A pressão de Lula
A pesquisa apontou que 80% dos entrevistados dizem considerar que o presidente está agindo bem. O apoio é maior entre os brasileiros que recebem até dois salários mínimos, faixa em que 85% dizem concordar com o petista. Também é assim entre aqueles com até o ensino fundamental (84%), os desempregados e que estão sem procurar emprego (91%) e os que se declaram pretos (84%).
Faz o L
No sábado (1º), o Datafolha mostrou também que 61% dos brasileiros avaliam positivamente o comportamento de Lula na Presidência da República. O instituto fez o levantamento entre os dias 29 e 30 de março, marcando os primeiros 90 dias do terceiro governo do petista.
Além das manifestações contra os juros altos determinados pelo Banco Central, Lula retomou as obras paralisadas e programas como Minha Casa, Minha Vida e Mais Médicos que atendem preferencialmente os pobres.
Segundo 37% dos entrevistados, Lula se comporta adequadamente o tempo todo, enquanto 24% creem que ele o faz quase sempre.
Assessoria de Comunicação deputado Zeca Dirceu com informações da Folha de S. Paulo