Central telefônica deve ofertar atendimento para PcD

Deputada Luizianne Lins. Foto: Gustavo Bezerra

Proposta aprovada no plenário do Senado determina a disponibilidade de atendimento especializado às pessoas com deficiência nas centrais telefônicas de serviços de utilidade pública;

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (28), o Projeto de Lei (PL 4486/2019), de autoria da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), que impõe às centrais telefônicas de serviços de utilidade pública a oferta de atendimento especializado a pessoas com deficiência. Para isso, a proposta altera a Lei Brasileira de Inclusão e a Lei Geral das Telecomunicações.

A medida retorna para análise da Câmara dos Deputados, após ser alterada durante a tramitação no Senado. Na Comissão de Direitos Humanos (CDH), o senador Fabiano Contarato (ES), líder do PT no Senado, assumiu a relatoria do projeto orientando a aprovação como uma medida essencial.

“A oferta de serviços telefônicos de utilidade pública não pode ser feita sem atenção automática e imediata às pessoas com deficiência, que compõem segmento importante da população e têm necessidades imediatas”, disse o senador durante a análise da CDH.

O texto aprovado estabelece a diferença entre serviços públicos de emergência (Polícia, Corpo de Bombeiros, ambulâncias, disque-denúncia, Conselhos Tutelares etc.) e serviços de utilidade pública (prestadores de energia elétrica, de água e esgoto, de transporte público, etc.), cujos conceitos e funcionamento são distintos.

O incremento no uso dos serviços de comunicações móveis e na utilização de smartphones é acompanhado também pelas pessoas com deficiência, que passaram a ter a seu alcance equipamentos com mais recursos.

Por isso, a proposta determina que os serviços públicos de emergência e os de recebimento de denúncias de toda natureza mantidos pelo poder público e pela iniciativa privada ofereçam, mediante quaisquer tecnologias, terminais de acesso, aplicações de internet ou plataformas digitais, atendimento prioritário e especializado a pessoas com deficiência.

Caso a proposta seja aprovada e sancionada, a lei entrará em vigor 180 dias após sua publicação.

PT no Senado Com informações da Agência Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100