Petistas comemoram aprovação de projeto de cotas que contempla povo negro

Bene26032014

Sob o aplauso das galerias lotadas por representantes do movimento negro e com o apoio da Bancada do PT, o plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (26), com 314 votos favoráveis e apenas 36 contrários, o projeto de lei (PL 6738/13), do Executivo, que cria cotas para negros em concursos públicos. A matéria segue para análise do Senado.

O texto reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. Os parlamentares do PT comemoraram a aprovação, considerada “histórica” pelos petistas.

O líder do PT, deputado Vicentinho (SP), relator da matéria na Comissão de Trabalho, afirmou que a aprovação é uma vitória para o povo negro e para o País e destacou que as universidades que já aplicam o sistema de cotas atestam que o aproveitamento dos negros é igual ou superior do que os não negros. “Este projeto é o resultado de uma luta de negros e brancos que não aceitam a persistência das diferenças de oportunidades. E ele vislumbra um caminho e assegura igualdade de condições para o povo negro. Agradeço ao apoio de todos os parlamentares que votaram a favor deste projeto de extrema importância para o nosso país”, afirmou.

Para o deputado Luiz Alberto (PT-BA), presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, “o projeto é mais um passo na consolidação de um conjunto de políticas públicas de inclusão da população negra”.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que presidiu a votação da redação final do projeto, ressaltou que o texto vai garantir oportunidade para o povo negro do Brasil. “Esse foi um compromisso assumido pela presidenta Dilma de começar um novo momento na convivência plural no nosso país e esse projeto vai garantir oportunidade para a população negra ao disputar uma vaga no serviço público”, disse.

O deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que com a aprovação, “estamos consolidando uma cultura para produzir uma política de Estado com políticas públicas afirmativas de identidade negra e da igualdade de direitos na sociedade brasileira”.

“O Parlamento está dando um passo importante para corrigir um erro histórico que é feito com negros e negras brasileiras e isso tem um significado especial porque acontece na semana em que se comemora a semana internacional de combate ao racismo, 21 de março”, enfatizou o deputado Márcio Macedo (PT-SE).

Foto: Salu Parentes/PTNACÂMARA

Gizele Benitz

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo