Reginaldo Lopes aciona governo dos EUA para investigar fraude em visto de Bolsonaro

Líder Reginaldo Lopes. Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) solicitou na sexta-feira (3) que o governo dos Estados Unidos apure a existência de fraude  na solicitação de um novo visto de turista feito por Jair Bolsonaro (PL) para permanecer no país. O parlamentar  requereu que o ex-presidente de extrema direita seja denunciado à Unidade de Prevenção a Fraudes e ao Departamento de Segurança Interna do Estado norte-americano, órgãos encarregados de apurar esse tipo de fraude.

Reginaldo, em ofício encaminhado à embaixada dos EUA em Brasília, observou que Bolsonaro é alvo de “inúmeras investigações, denúncias e processos”  na Justiça brasileira e na esfera internacional, no Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda. Ofício com o mesmo teor foi encaminhado à embaixada brasileira em Washington.

Ele assinalou que  Bolsonaro fez uma palestra em Orlando (EUA), com indícios de que o ex-ocupante do Planalto quer “realizar atividades profissionais, remuneradas durante sua estadia, e não apenas atividades turísticas, como supostamente requer no processo de obtenção de visto de turista”. Essa palestra chegou a ser cobrada e os ingressos custavam entre US$ 10 e US$ 50, conforme publicado pela imprensa.

Também observou que Bolsonaro teria declarado não ser a favor da vacina contra a Covid-19, e pode não tê-la tomado. A comprovação de vacinação completa, no entanto, é requisito para o ingresso de cidadãos comuns no país.

“Parece claro que a grande motivação para permanecer em território norte-americano é o intuito de fugir das gravíssimas investigações e processos que correm contra ele, por isso 41 membros do Congresso dos Estados Unidos da América pediram que seu visto fosse revogado , após os ataques de seus seguidores às instituições democráticas brasileiras”, disse o parlamentar no ofício.

Nos EUA, nove políticos do Partido Democrata apresentaram no Senado americano uma resolução pedindo ao presidente Joe Biden a análise dos pedidos de extradição de ex-autoridades brasileiras investigadas nos inquéritos dos atos golpistas em 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram o Congresso, o Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

Mudança no visto

Bolsonaro viajou aos Estados Unidos em 30 de dezembro com um visto A-1, frequentemente reservado a diplomatas e chefes de Estado. A permissão perdeu a validade no fim de janeiro.  O documento expirou porque, de acordo com as regras vigentes nos EUA, portadores de vistos diplomáticos que deixam o cargo devem submeter pedidos de permanência em até 30 dias. Dessa forma, como Bolsonaro perdeu o mandato em 1º de janeiro, ele teve de preencher um formulário e enviá-lo à Divisão Diplomática do Governo até o dia 31 deste mês.]

Leia a integra dos dois ofícios:

Ofício

 

Redação PT na Câmara, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100