Foto: Salu Parente/PT na Câmara
A deputada Iriny Lopes (PT-ES) afirmou durante solenidade de lançamento da cartilha “Reflexões sobre Diversidade e Gênero”, ocorrido nesta terça-feira (11), na Câmara, que a vitória na luta pela igualdade entre homens e mulheres “depende do esforço de toda a sociedade”. A cartilha lançada hoje pela Câmara é a primeira de uma série de publicações do programa, e visa suscitar reflexões sobre os temas relacionados à equidade e diversidade de raça e gênero.
“Não adianta as mulheres desejarem superar sozinhas as desigualdades. Isso é dever de homens e mulheres, um papel conjunto de toda a sociedade. Até porque, se dependesse apenas da nossa vontade, já teríamos alcançado”, afirmou Iriny. Ainda de acordo com a parlamentar, publicações que promovam a igualdade são o melhor caminho para superar o preconceito e a intolerância.
“Espero que esse trabalho desenvolvido pela Câmara extrapole os limites do parlamento. A sociedade, as empresas precisam compreender que é possível superar a intolerância sem que isso ofenda ninguém”, apontou.
Ainda sobre as desigualdades de gênero no âmbito do trabalho, Iriny destacou que a falta de oportunidades iguais “produz pessoas infelizes e frustradas que não conseguem atingir todo o seu potencial”.
“Por isso precisamos incentivar as empresas públicas e privadas para criar métodos que assegurem não apenas condições iguais de acesso e remuneração no mercado de trabalho, principalmente as mulheres, mas também a ascensão a cargos de poder nessas instituições”, ressaltou.
Também estiveram presentes na solenidade a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) e a presidenta da Comissão de Direitos Humanos do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES).
Héber Carvalho