O deputado José Guimarães (PT-CE) ocupou a Tribuna nesta terça-feira (11) para defender a Petrobras “dos ataques especulativos do ponto de vista político” que a “empresa, patrimônio do Brasil e dos brasileiros”, vem sofrendo nos últimos dias.
Guimarães criticou a tentativa de abalar a imagem da Petrobras. “É natural que se faça o debate sobre o País, sobre a economia brasileira, sobre aquilo que vai estar em jogo nesta disputa eleitoral. Mas ninguém tem o direito de enveredar pelo caminho de tentar abalar a imagem de uma empresa que é sólida, que tem uma saúde financeira como nenhuma outra no Brasil, que é responsável pela grande geração de empregos e oportunidades de negócios no nosso país”, destacou o petista.
“Quero dizer ao povo brasileiro que, para surpresa talvez daqueles que tentaram privatizá-la, os últimos dados divulgados pela Petrobras mostram a dimensão do potencial e do que essa empresa significa para o povo brasileiro”, afirmou Guimarães.
José Guimarães citou que recentemente a Petrobras anunciou lucro líquido de R$ 23,57 bilhões em 2013. O resultado representa alta de 11,3% em relação a 2012, quando a estatal teve lucro líquido de R$ 21,18 bilhões. E agora, acrescentou o petista, “a Petrobras anuncia que ampliamos — aquilo que se dizia que era uma invenção do Presidente Lula — a exploração do petróleo no Brasil”.
Na avaliação do deputado José Guimarães, não há razão para os “ataques” que a Petrobras vem sofrendo. “Não me cabe aqui discutir as razões para tantos ataques à Petrobras, mas não há nenhuma razão republicana para enveredarmos pelo caminho de denegrir a imagem da estatal que cumpre papel estratégico no crescimento e no desenvolvimento do Brasil”, reiterou o parlamentar petista.
Gizele Benitz