Petistas elogiam decisão do STF e criticam comportamento de Joaquim Barbosa

mags

Os deputados petistas Ricardo Berzoini (SP) e Margarida Salomão (MG) elogiaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que absolveu, na manhã desta quinta-feira (27), oito réus da Ação Penal 470 do crime de formação de quadrilha. Segundo os parlamentares, a decisão tomada pela maioria dos ministros, por seis votos a cinco, restaura o clima de “normalidade jurídica” nos julgamentos da Suprema Corte.

“A decisão do STF restaura a normalidade do processo judicial dentro da Suprema Corte. O que ocorreu em 2012 e 2013, durante o julgamento da AP 470, foi determinado por um processo de intimidação política praticada pela mídia”, acusou Berzoini.

Ainda de acordo com o parlamentar, os votos dados à absolvição dos réus “repõem o sentimento de que o julgamento deveria ter ocorrido desde o início fundamentado apenas no direito e não contaminado pela mídia e interesses políticos”.

Já a deputada Margarida Salomão disse que a decisão de hoje demonstra que “o STF amadureceu”. “Apesar da pressão midiática, soube agir de forma mais responsável e realizar um julgamento justo”, declarou a deputada.

Críticas – Apesar de comemorarem o resultado do julgamento, os deputados petistas lamentaram a forma como o presidente do STF se comportou durante o episódio. Joaquim Barbosa criticou no plenário da Corte o voto do ministro Luís Roberto Barroso e, em depoimento à imprensa, insinuou que os mais novos ministros da Corte (Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso) foram nomeados para favorecer os réus.

“O voto do grande jurista Luís Roberto Barroso foi fundamentado unicamente no direito e enfrentou a irracionalidade, a vaidade e o espírito persecutório demonstrado na fase anterior do julgamento que condenou os réus da Ação Penal 470. Por isso, ele foi tão criticado por Joaquim Barbosa”, revelou Margarida.

Para o deputado Berzoini, as insinuações de que o resultado do julgamento teve interferências externas ao Supremo são uma tentativa do presidente do STF de atribuir a outros defeitos que ele próprio possui. “Ele (Joaquim Barbosa) tenta transferir para outros interesses políticos que ele tem. Primeiro ao não respeitar as opiniões divergentes, e também pela forma política como ele conduziu todo o processo”, reiterou.

Resultado – Os réus da Ação Penal 470 foram absolvidos pelo placar de seis votos a cinco. Votaram a favor da absolvição os ministros Luiz Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Teori Zavascki e Ricardo Lewandowski. Os votos contrários foram dados pelos ministros Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e pelo presidente da Corte, Joaquim Barbosa.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100