Lula anuncia cinco nomes para ministérios do novo governo

O presidente eleito Lula e os ministros anunciados durante coletiva, nesta sexta-feira (9) (Foto: Reprodução)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira (9), cinco nomes que irão integrar ministérios do novo governo a partir de janeiro. 

Em coletiva de imprensa, Lula confirmou os seguintes ministros:

Fernando Haddad na Fazenda; o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro para a Defesa; o governador da Bahia, Rui Costa, para a chefia da Casa Civil; o ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino para Justiça e Segurança Pública; e o embaixador do Brasil na Croácia, Mauro Vieira, para o Itamaraty.

“Quando a transição terminar, vamos apresentar para a sociedade brasileira o que encontramos como resultado do atual governo”, declarou Lula, na coletiva. Vamos mostrar como está o Brasil área por área, sem pirotecnia”, ressaltou.

Na coletiva, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin fez um balanço dos trabalhos do Gabinete de Transição, que reuniu 32 grupos técnicos, mais o Conselho de Participação Social e o Conselho Político.cerca de 940 pessoas participaram da transição, a maioria absoluta de voluntários.

Alckmin informou que na segunda-feira (12), os relatórios finais serão entregues. “Os relatórios terão um diagnóstico de cada área, alertas para os primeiros meses do governo, emergências orçamentárias, sugestões de revogações, propostas de estrutura e ações prioritárias”, explicou Alckmin.

Com as contas aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula e Alckmin serão diplomados na segunda. No dia seguinte, presidente e vice diplomados deverão reunir a imprensa para anunciar novos nomes e detalhar a festa da posse.

Quem são os novos ministros

Ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Haddad comandará o novo Ministério da Fazenda. A pasta será fruto do desmembramento do atual Ministério da Economia, que também dará origem aos ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Atual governador da Bahia com mandato até 31 de dezembro, o petista Rui Costa assume a Casa Civil, pasta que auxilia o presidente em suas atribuições e coordena a integração entre os ministérios. Costa é um dos principais aliados e articuladores de Lula.

Ex-governador Maranhão e senador eleito pelo estado, Flávio Dino assumirá o novo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dino, que já foi juiz federal, deputado federal e presidente da Embratur, é um dos nomes da esquerda mais elogiados por Lula entre os que conquistaram mandato.

Ex-presidente do Tribunal de Contas de União e ex-ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais no segundo mandato de Lula, José Múcio Monteiro foi escolhido para chefiar a pasta da Defesa, ministério ao qual estão vinculados o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Ele é considerado um nome com bom trânsito entre militares.

Ex-ministro das Relações Exteriores do governo Dilma, atual embaixador do Brasil na Croácia e ex-embaixador na Argentina e nos Estados Unidos, Mauro Vieira foi escolhido para comandar novamente a pasta do Itamaraty.

 

Do PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100