O deputado Fernando Ferro (PT-PE) ocupou a tribuna da Câmara para criticar uma ação tomada pelo conselho administrativo da Eletrobras, que obriga a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a cortar recursos de um convênio que beneficia famílias instaladas no perímetro de irrigação da Usina de Itaparica (BA). O parlamentar informou, inclusive, que entrou com uma representação no Ministério Público contra a medida da Eletrobras.
“É de uma insensibilidade sem precedentes cortar os recursos deste convênio, em que serão suprimidos o bombeamento de água, a energia e o atendimento daquelas comunidades, os convênios com aquelas prefeituras que a CHESF historicamente tem responsabilidade porque foram populações atingidas por esta barragem e que produzem alimentos naquela região do perímetro irrigado de Itaparica”, destacou.
Efeitos– Segundo o parlamentar, mais de seis mil famílias que produzem alimentos na região poderão ser atingidas. Ferro disse ainda que se o corte de recursos ocorrer poderá gerar “uma crise, na região do Sub-médio São Francisco, de consequências sociais, econômicas e políticas”.
Héber Carvalho