Com mil participantes, GT de Desenvolvimento Agrário ouve entidades da sociedade civil

Foto: Créditos: Divulgação / CONTAG

Os Grupos Técnicos (GTs) do governo de transição têm adotado como prática a realização de reuniões de escuta junto à sociedade civil. Na semana passada, enquanto o GT de Saúde se reunia com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, a equipe de Justiça e Segurança Pública fez um encontro com comandantes e representantes das polícias militares de 23 estados e do Distrito Federal. Já na área de Ciência e Tecnologia, ocorreu uma teleconferência com mais de 100 representantes da comunidade científica para debater a forma de o setor contribuir para o Desenvolvimento Social. Nesta segunda (28) foi a vez do GT de Desenvolvimento Agrário, que mobilizou cerca de mil pessoas em escuta de três horas.

Coordenado pelo deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), o grupo reuniu, entre 19h e 22h, lideranças de movimentos da agricultura familiar e camponesa, das águas e das florestas, de instituições, de organizações sociais e de povos originários de todo o país. De acordo com a assessoria do parlamentar, o número de participantes só não foi maior porque a sala virtual não comportava mais do que mil usuários.

Escuta

O objetivo da reunião foi ouvir. “O presidente Lula tem falado em construir um governo junto com as pessoas, a sociedade”, disse um assessor. Ele ainda afirma que esta foi a maior escuta realizada pelos 31 GTs da transição até agora. A intenção foi reunir elementos e propostas para elaborar políticas públicas que enfrentem a questão da segurança alimentar no Brasil, definida como a garantia de todas as dimensões que inibem a ocorrência da fome.

Uczai defendeu a coexistência da agricultura familiar com o agronegócio. “Para produzir alimentos não precisa ter conflito no campo. A agricultura de base familiar e o grande agronegócio devem coexistir para aprofundar a produção de alimentos. Tem terra pra todo mundo trabalhar e produzir a comida que chega na mesa do povo sem tensões no meio rural”, declarou o parlamentar.

PEC da Transição

Preocupado em garantir o financiamento da política que está em fase de elaboração, o coordenador do GT ainda falou sobre a Proposta de Emenda Constitucional protocolada nesta segunda (28) pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI). “A PEC da Transição propõe quase R$ 200 bilhões para o Bolsa Família e investimentos. Com isso, nossa expectativa é construir um orçamento em torno de R$ 5 bilhões ao novo Ministério que estamos propondo para cuidar da agricultura familiar e da produção de alimentos saudáveis”. A medida já tem votos suficientes para começar a tramitar no Senado.

O debate foi marcado ainda pela defesa do meio ambiente, da agricultura familiar e camponesa para acabar com a fome e por falas sobre o direito à terra para quilombolas e indígenas. Segundo o deputado Pedro Uczai, a construção de um espaço ministerial para enfrentar a questão da segurança alimentar precisa garantir o crédito para financiar a produção, assistência técnica e a garantia da compra dos alimentos através dos programas institucionais.

Foto: Reprodução

Por Revista Fórum

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100