O deputado Vanderlei Siraque (PT-SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, elogiou em plenário a criação da Delegacia Especial de Fiscalização de Comércio Exterior. “Esse órgão, ligado à Receita Federal, vai atuar especificamente em fraudes na área da importação”, explicou.
Vanderlei Siraque também elogiou o trabalho implementado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para combater o dumping. “Entre as iniciativas do MDIC, através do departamento de defesa comercial, está um pedido de ação que beneficia a indústria petroquímica e química do Brasil e foi movida em relação à Índia, África do Sul e Coreia do Sul, para defesa da nossa indústria, que produz o polipropileno no Brasil”, disse o petista.
O dumping é a prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços abaixo de seu valor justo para outro país, por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos.
Gizele Benitz