Após eleição de Lula, investimentos da Bolsa sobem em educação e caem em armas

Foto: Agência Brasil

A prosperidade econômica com Lula na presidência do Brasil começa a dar o ar de sua graça. Investidores da Bolsa de Valores brasileira favorecem a educação e desprestigiam a fabricação de armas.

Na últiima segunda-feira, 31, um movimento de rotação de ações deu preferência aos ativos que podem ser favorecidos com a troca de governo.

No domingo, 30, o Brasil da Esperança provocou volatilidade nos principais índices do mercado local. Ao final do dia de negociações, o saldo foi positivo. O Ibovespa fechou em alta de 1,31%.

Cogna e Yduqs, empresas do setor de educação, tiveram seus papéis negociados com valorização de 3,46% e 5,42%, respectivamente.

Com o histórico do legado do PT na educação e no desarmamento brasileiro, a expectativa sobre esses ativos cresce na inclusão do setor privado nas políticas de expansão do ensino superior, como em programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos).

Em um dos seus discursos, “Lula disse que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o ProUni vão voltar”.

Ativos de fabricação de armas cai

Em situação oposta, as ações da Taurus terminaram o dia em queda de 4,67%. A fabricante de armas alcançou ampla valorização durante o desgoverno de Bolsonaro, que é defensor do armamento no país.

Com Bolsonaro, o número de pessoas com licenças registrou aumento de 473% e, de 2018 até o início deste mês, as ações da Taurus subiram cerca de 670%.

Estatuto do Desarmamento salvou 160 mil vidas em dez anos

Os primeiros dez anos de vigência, o Estatuto do Desarmamento evitou 160 mil mortes. Antes da lei que estabeleceu regras e restringiu o acesso a armas e munições, em 2003, o índice de homicídios por arma de fogo crescia a 8% ao ano.

Em 2004 e 2005, houve a primeira queda. Dos anos seguintes até 2012, o índice voltou a crescer, mas em percentual bem menor, de 0,2%.

As informações são do Instituto Sou da Paz, que participou da formulação e aprovação da Lei 10.826/2003.

Aumento de renda, transporte aéreo, turismo e varejo

Após a vitória de Lula, o mercado acionista também traz de volta bons ventos para diversos setores potencialmente beneficiados com o aumento da renda das famílias, como transporte aéreo, turismo e varejo.

As companhias aéreas Gol e Azul dispararam 8,83% e 8,91%. A operadora de viagens CVC avançou 9,63%.

A Alpargatas ganhou 9,04% diante da perspectiva de políticas voltadas para a melhora da renda no país.

 

Por PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo