Líder do PT lamenta morte de cinegrafista e condena vandalismo em manifestações

VICENTINHO-PLENARIO-11-02-14-SP

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

O líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), condenou a violência que tem sido promovida por vândalos em manifestações de ruas no País. “Todas as grandes mobilizações de massa do século 20 foram vitoriosas, mas sem violência, sem o uso de máscaras, sem depredar patrimônio público”, disse ele, ao lamentar a  morte do cinegrafista  Santiago Ilídio Andrade, da TV Bandeirantes, atingido na cabeça por um rojão durante a cobertura de um protesto contra o aumento do preço da passagem de ônibus, no centro do Rio de Janeiro, na quinta-feira passada.

Vicentinho frisou que o Brasil conseguiu chegar à democracia de maneira pacífica e sem ameaças à vida de ninguém, “muito menos de profissionais cuja única atividade é a de registrar os acontecimentos, como fazia Santiago Andrade”. Para ele, manifestações não podem ser usadas para justificar a violência. “Manifestações de protesto são legítimas, em regimes democráticos, mas têm que ser pacíficas, sem a presença de agentes provocadores, de vândalos ou de pessoas sem compromisso com a democracia; e têm que ter, sobretudo, respeito à vida humana”.

Na análise de Vicentinho,  manifestações legítimas transformam, têm impacto nas decisões do Congresso e na tomada de decisões dos governantes, como em junho, quando a presidenta Dilma anunciou cinco pactos para responder às reivindicações das ruas. Mas o líder ponderou que é preciso seguir o figurino democrático: “Liderança popular tem que pegar o microfone para dizer o que é errado ou não,  e impedir posturas desrespeitosas e violentas. É nessa perspectiva que a gente aposta no movimento democrático”.

O direito à manifestação, disse, é uma conquista democrática, que  “  deve ser abraçada, agarrada e mantida em defesa dos direitos da sociedade.  Agora, violência, matar, atirar covardemente, soltar bomba a esmo no meio da massa, isso é inaceitável.”

Vicentinho solidarizou-se com a família do cinegrafista e também com a categoria dos jornalistas, que vão às manifestações a trabalho, para registrar os acontecimentos. Ele  observou que, nas manifestações que eclodiram no País em junho passado, dezenas de jornalistas sofreram violência por parte de manifestantes e também da polícia, despreparada, violenta em muitos aspectos”. 

Para o líder do PT, está passando da hora de se dar um basta à violência. No caso da imprensa, sugeriu  um  esforço coletivo, envolvendo trabalhadores, sindicato dos jornalistas, governos estaduais, para que possa haver condições para o pleno exercício do trabalho de cobertura da imprensa.

Equipe PT na Câmara

 

Ouça o Líder do PT Vicentinho na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo