Comissões vão cobrar de ministro da Justiça combate ao crime na Amazônia

Foto: Agência Senado

Duas comissões do Senado — Direitos Humanos (CDH) e Comissão Externa sobre crimes na região Norte — aprovaram nesta segunda-feira (20) uma série de requerimentos para apurar, em conjunto, os desdobramentos do caso Bruno e Dom e investigar os motivos da escalada da violência na Amazônia. Entre eles, está o convite para que o ministro da Justiça, Anderson Torres, participe de audiência pública com os senadores sobre os assassinatos e a falta de segurança na região. Também serão ouvidos em audiências representantes dos povos indígenas e da Funai. As comissões aprovaram ainda pedido de proteção a integrantes de entidades e servidores que atuam na Terra Indígena Vale do Javari.

Com Randolfe Rodrigues (Rede-AP) à frente, Fabiano Contarato (PT-ES) na Vice-Presidência e Nelsinho Trad (PSD-MS) responsável pela relatoria, a Comissão Temporária Externa começou a trabalhar nesta segunda. Ela foi criada na semana passada pelo Senado para acompanhar as investigações das mortes brutais do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips e apurar as causas do aumento da criminalidade na região e do desmonte do aparato de proteção ao meio ambiente e aos povos indígenas.

A Comissão Externa irá atuar em conjunto com a CDH, presidida pelo senador Humberto Costa (PE). Ambas se reuniram hoje para aprovar os requerimentos e marcaram para esta quarta (22) as duas primeiras audiências públicas: pela manhã com representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava) e à tarde com o ministro da Justiça.

Outra decisão, tomada a partir de proposta de Humberto Costa, é buscar, junto à Polícia Federal (PF), a garantia de segurança a agentes públicos e integrantes de organizações não governamentais (ONGs) que atuam na região e correm riscos diários pela ação de invasores de terras indígenas. Entre eles, os vigilantes, coordenadores e colaboradores da Unijava e os servidores da Coordenação Regional Vale do Javari e da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari.

“Aquela região do Brasil é uma área praticamente sem lei, dominada pelo narcotráfico transnacional, envolvendo Peru e Colômbia. Cabe a nós, além de outras instituições, apurar também denúncias de que outras atividades – pesca ilegal, garimpo, extração ilegal de madeira – são financiadas pelo narcotráfico com o objetivo de disfarçar suas verdadeiras atividades. É um tema de muita gravidade, que nos deixa estupefatos”, reagiu Humberto Costa.

Com 27 anos como delegado de polícia, o vice-presidente da Comissão Externa, Fabiano Contarato, estranhou a conclusão da PF de que não há mandantes por trás das mortes do indigenista Bruno e do jornalista Dom. Para o senador, a Comissão deve cobrar com rigor as autoridades envolvidas na apuração do caso.

Foto: Agência Senado

“Não podemos permitir nenhum juízo de pré-julgamento antecipado para findar uma investigação sem esmiuçar todas as possibilidades possíveis, sem buscar a fundo o que realmente está por trás dos crimes. Porque o que está acontecendo, com ataques às ONGs, aos povos indígenas, é muito grave, e ocorre desde o início do mandato do atual chefe do Executivo”, argumentou Contarato.

Entre os requerimentos aprovados pela CDH e a Comissão Externa, estão o convite ao prefeito de Atalaia do Norte (AM), Denis Paiva, para depor sobre o aumento da criminalidade na região, principalmente contra povos indígenas, ribeirinhos e jornalistas. Também será convidado Marcelo Xavier, presidente da Funai. Bruno Pereira era servidor licenciado da Funai. Até setembro de 2019, ele exerceu a função de coordenador-geral de Índios Isolados, mas foi afastado após denunciar uma série de crimes contra os povos indígenas por parte de garimpeiros e pescadores da região amazônica.

As Comissões aprovaram também nesta segunda a realização de diligência a Manaus e a Atalaia do Norte, onde Bruno e Dom foram mortos. Além disso, uma audiência pública vai debater as causas que levaram a região à situação de abandono e violência.

PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex