O presidente Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, deputado Luiz Alberto (PT/BA) , entregou ontem (28) à União Africana o relatório final do Encontro África e a Diáspora Africana (EADA), realizado em novembro passado, na Bahia. O documento, entregue em Adis Abeba, Etiópia, contem propostas para a formulação da Agenda África 2063, com metas que visam o desenvolvimento do continente africano. Sua elaboração contou com a participação de representantes de todos os países da Diáspora Africana.
As contribuições da EADA foram repassadas por Luiz Alberto à presidenta da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini Zuma, e a Carlos Lopes, secretário-Executivo da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África, juntamente com o governador da Bahia, Jaques Wagner. Na capital etíope está sendo realizada a Conferência do Conselho Executivo da UA.
Para Luiz Alberto, as sugestões da EADA vão contribuir para o que chamou de renascimento africano. “ Embora persistam desafios significativos para a África atingir o seu pleno potencial, ela surge no século XXI como um continente de esperança e oportunidade com base em vastos recursos naturais, diversidade populacional e desenvolvimento institucional significativo”, destaca trecho do documento.
Luiz Alberto também falou com Dlamini Zuma e Carlos Lopes sobre a convocação para o Fórum da Diáspora Africana 2015 e solicitou a eles a indicação de representantes para o evento, que terá novamente a participação de países da Diáspora.
A abertura da Conferência do Conselho Executivo da UA ocorreu na segunda-feira (27) e desde então Luiz Alberto tem participado de reuniões com o Conselho Executivo da União Africana.
Leia mais: Encontro propõe a criação do Fórum da Diáspora Africana com sede em Salvador
Equipe PT na Câmara, com Assessoria parlamentar
Ouça o deputado Luiz Alberto (BA) na Rádio PT