Nesta segunda-feira (27), a presidenta Dilma Rousseff e o mandatário cubano, Raúl Castro, inauguraram a primeira fase da Zona de Desenvolvimento Especial de Mariel, a principal aposta cubana para gerar desenvolvimento e emprego. “Este terminal e a poderosa infraestrutura que o acompanha é mostra do otimismo e confiança que nós cubanos temos do futuro da pátria”, afirmou Raúl. Os mandatários participam da 2ª Cúpula da Celac realizada entre os dias 27 e 28 em Havana.
“Em nome de todos os cubanos quero manifestar a Dilma o profundo agradecimento pela contribuição à execução de um projeto transcendental à economia nacional. (…) Este projeto contou com um importante financiamento do governo brasileiro em condições vantajosas que se iniciou durante a presidência de Lula [2002-2010] e que resultou em grande ajuda para construir não somente o terminal de Contêineres, mas outras obras de infraestrutura como estradas, redes, estradas de ferro e o dragado da baía”, afirmou o mandatário.
Após a execução do hino nacional brasileiro, Dilma discursou enfatizando a importância de Cuba para o Brasil e para a integração regional. “O Brasil acredita no potencial econômico e social de Cuba que, mesmo sob bloqueio econômico dos Estados Unidos, consegue manter um importante fluxo de comércio, que será ampliado com a inauguração do Porto de Mariel. O Brasil se orgulha de apoiar Cuba neste que é o primeiro porto de contêineres do Caribe”.
O Terminal de Mariel teve o financiamento de 682 milhões de dólares do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Dilma reforçou também que “o Brasil quer tornar-se parceiro econômico de primeira ordem para Cuba. Acreditamos que estimular essa parceria é aumentar o fluxo bilateral de comércio. São inúmeras as possibilidades de desenvolvimento conjunto, no setor de saúde, e medicamentos, vacinas nos quais a tecnologia de ponta é dominada por Cuba” e citou o programa de saúde Mais Médicos: “a participação dos médicos cubanos é apoiada pelo povo brasileiro. Prova da solidariedade e cooperação existente entre nossos países”.
“A realização da Celac em Havana evidencia a importância de Cuba na integração latino-americana e caribenha. Somente com Cuba nossa integração será completa. Este porto que hoje inauguramos permanecerá como símbolo de nossa amizade”, concluiu a presidenta.
Portal Vermelho
Foto: Ismael Francisco/Agência EFE