Petistas comemoram vitória de Macron e afirmam que em outubro o Brasil também vencerá a extrema direita elegendo Lula

Lula e Macron - foto Ricardo Stuckert

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais na tarde deste domingo (24) para comemorar a reeleição de Emmanuel Macron para presidente da França, como indicam as projeções divulgadas logo após o fechamento das urnas, às 20h, no horário local (15h de Brasília). De acordo com o instituto Ipsos, Macron obteve 58,2% dos votos, à frente da representante da extrema direita, Marine Le Pen, com 41,8%.

Para o líder do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG), a vitória de Macron mostra como o mundo quer governos democráticos e que se preocupem com as pessoas. “Dia 2 de outubro o Brasil vai voltar a sorrir quando depositar os votos nas urnas. Com Lula vai chegar a nossa vez de derrotar a extrema direita!”, afirmou em sua conta no Twitter.

Lula declarou apoio à Macron

O ex-presidente Lula já tinha declarado o seu apoio à reeleição de Macron, na última quinta-feira (21), por meio de uma sequência de tuites. “É fundamental derrotar a extrema direita e sua mensagem de ódio e preconceito. Isso é o que os democratas de todas as convicções ao redor do mundo querem e esperam”, escreveu Lula em francês.

Em outra postagem Lula afirmou que desde o começo da sua vida sindical e política recebeu o carinho e a solidariedade do povo francês. “A França foi uma parceira estratégica nos meus governos”, relembrou.

O líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), afirmou que “não se pode titubear. Macron derrota extrema direita novamente, para alívio da Europa e do mundo. Venceu a democracia!”. Ele ainda acrescentou: Também, com um cabo eleitoral como o Lula, não tem como perder!”.

E o deputado Afonso Florence (PT-BA), líder da Oposição no Congresso, afirmou que a vitória de Macron, na França, é resultado da frente antifascista. “No Brasil a candidatura de do Lula resulta da unidade de todo campo democrático. A tarefa dessa eleição é derrotar o fascismo e eleger Lula presidente!”, afirmou.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) destacou que o mundo civilizado e democrático cumprimenta a França por escolher Emmanuel Macron e não permitir poder à extrema direita e sugere que “o Brasil se inspire!” Em outra postagem ela afirma que neste domingo, a França, nação das luzes e da razão, recebe o olhar do mundo. “A democracia é Macron, jamais as ideias retrógradas de sua adversária. Não basta ser mulher tem que ser pela democracia”, completou.

E o deputado José Guimarães (PT-CE) avaliou que os franceses derrotaram a extrema direita mais uma vez, dando sequência à tendência mundial. “Em outubro será nossa vez de dar um basta no atraso que gera fome e desemprego. Derrotar Bolsonaro é acabar com a inflação que aumenta os preços nos supermercados e postos de combustíveis.

A deputadas do PT  Erika Kokay (DF) e Professora Rosa Neide (MT) e os deputados petistas Bohn Gass (RS), Célio Moura (TO), Leo de Brito (AC), Leonardo Monteiro (MG), Nilto Tatto (SP), Paulo Pimenta (RS), Paulo Teixeira (SP), Pedro Uczai (SC), Rubens Otoni (GO) e Zé Neto (BA) também destacaram em suas redes sociais a importante vitória de Macron e afirmaram que em outubro, o Brasil também vai vencer o autoritarismo e eleger Lula presidente.

 

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também