Mulheres do campo e das florestas eram prioridade nos governos do PT

Site do PT

Legado comprometido com a democracia e direitos humanos criou políticas públicas que ajudaram as trabalhadoras rurais a conquistarem condições mais favorecidas de organização produtiva e proteção de direitos.

A luta do Partido dos Trabalhadores (PT) para beneficiar as brasileiras carrega uma atenção especial às mulheres do campo e das florestas. Com um legado comprometido pela luta democrática, pelos direitos humanos, por uma sociedade mais justa e igualitária, o PT criou políticas públicas que ajudaram as trabalhadoras rurais a conquistarem participação social, política e econômica.

Em 2012, no governo PT, o Plano Safra da Agricultura Familiar ampliou o limite de crédito para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar Mulher (Pronaf) de R$ 50 mil para R$ 130 mil, o que na época favoreceu mulheres agricultoras integrantes de unidades familiares de produção.

O Pronaf Mulher, que atende exclusivamente mulheres agricultoras, independentemente de sua condição civil, também ampliou a participação de mulheres em contratos do programa, que chegou a 27% na safra 2014/2015.

Bolsa Verde

Instituído em 2011 por Dilma Rousseff, o Programa de Apoio à Conservação Ambiental, fazia parte do Plano Brasil sem Miséria e beneficiou milhares de famílias em unidades de conservação e assentamentos, principalmente na Região Norte do Brasil. Pelo menos 87% dessas famílias extrativistas eram chefiadas por mulheres e recebiam o recurso, cortado no governo de Michel Temer, em 2018.

O Bolsa Verde foi criado pelo PT para apoiar a conservação ambiental e a erradicação da extrema pobreza no Brasil. O programa chegou a garantir atendimento de 76 mil pessoas até fevereiro de 2016.

No total, foram beneficiadas 19,8 mil pessoas residentes em Reservas Extrativistas; 4,8 pessoas em ribeirinhos e 23,3 mil pessoas assentadas.

Combate à violência

A rede de enfrentamento petista no combate à violência contra a mulher sempre foi premissa. Em lugares mais afastados e com menos recursos de locomoção e assistência, o governo de Dilma conseguiu entregar universidades e barcos para atuar no enfrentamento à violência contra as mulheres do campo e da floresta com prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramento legal.

Os ônibus e barcos foram especialmente adaptados para levarem serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência ao campo, floresta e águas.

As unidades também têm função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação.

Confira, abaixo, outras políticas públicas do PT em prol das mulheres do campo e das florestas:

  • 1,14 milhões de documentos emitidos, com atendimento de 559 mil mulheres pelo Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural
  • 30% dos recursos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para projetos produtivos de famílias da agricultura familiar chefiadas por mulheres
  • Titulação conjunta nos assentamentos da reforma agrária e no crédito fundiário.

Redação da Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100