O deputado Marcon (PT-RS) registrou em plenário a passagem do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro. Em alusão à data, o deputado Marcon apresentou o projeto de lei (PL 6861/13), que determina que os estabelecimentos comerciais, hipermercados, supermercados, shopping centers, parques e teatros proporcionem condições de acesso às pessoas portadoras de deficiência visual.
“Essa proposta visa melhorar a vida dos deficientes visuais através da adaptação de estabelecimentos comerciais e culturais para proporcionar maior acessibilidade a estes cidadãos. São medidas simples, que vão trazer mais facilidade para essas pessoas”, explicou o parlamentar petista.
Marcon citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam que o Brasil registrou em 2010 que 3,5% da população tem grande dificuldade ou nenhuma capacidade de enxergar, isso representa quase um milhão de pessoas.
Ele destacou ainda que a proposta surgiu no Parlamento Jovem deste ano. “E foi apresentada pela estudante Taila Nunes, de Paverama (RS), a quem agradeço por disponibilizar o projeto e incentivo a continuar participando ativamente do processo legislativo e da vida política de nosso País”, disse Marcon.
Gizele Benitz