Em carta emocionada, o deputado José Genoino (PT-SP) apresentou o pedido de renúncia do seu mandato aos integrantes da Mesa Diretora da Câmara, reunidos nesta terça-feira (3). O documento foi entregue pelo primeiro vice-presidente da Casa, deputado André Vargas (PT-PR). “A razão de ser da minha vida é a luta por sonhos e causas ao longo dos 45 anos. Reitero que, entre a humilhação e a ilegalidade, prefiro o risco da luta”, diz o documento.
Em seu desabafo, Genoino critica a mídia que, segundo ele, transformou o processo de cassação em “espetáculo”. O petista reitera que ao longo de sua vida não praticou nenhum crime e que nunca atentou contra a ética e o decoro parlamentar. Genoino reafirma sua inocência e orgulha-se de sua dedicação para a construção do processo democrático instaurado no País fruto da sua luta.
“Após mais de 25 anos dedicados à Câmara dos Deputados e, com uma história de mais de 45 anos de luta em prol da defesa intransigente do Brasil, da democracia e do povo brasileiro, comunico uma breve pausa nessa luta, que representa o início de uma nova batalha dentre as tantas que assumi ao longo da vida”, afirmou Genoino.
O presidente Câmara deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) disse que o processo de cassação em análise na Casa se extingue a partir do pedido de renúncia.
Benildes Rodrigues