Assinado primeiro contrato de partilha do pré-sal; Líder diz que Brasil vai ganhar muito

DilmaPre-sal

A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta segunda-feira (2), em cerimônia no Palácio do Planalto, o primeiro contrato de partilha do pré-sal, para a exploração do petróleo no campo de Libra, na Bacia de Santos. O consórcio vencedor é formado pelas empresas: Petrobras (40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e Cnooc (10%).

Durante seu discurso, a presidenta Dilma disse que o contrato contribuirá para se estabelecer as bases de um país mais justo e menos desigual com impacto financeiro no valor de R$ 638 bilhões.   “O Brasil dá sinal efetivo concreto e inequívoco de que está aberto ao investimento privado, nacional ou estrangeiro. Isso atesta o sucesso das parcerias que meu governo tem firmado com a iniciativa privada, que vão além do petróleo. Os resultados da exploração de Libra, vão se propagar pela economia. Isso é um fato importante”, ressaltou Dilma.

De acordo com o novo marco regulatório da partilha dos royalties do petróleo, aprovado no Congresso Nacional e sancionado pela presidenta Dilma, do montante oriundo dessa exploração, 75% serão aplicados na educação e 25% na saúde.

“Ampliaremos o acesso à creche e a pré-escola, para que as crianças tenham adequado desenvolvimento cognitivo. Expandiremos educação em tempo integral e requalificaremos o ensino médio. Expandiremos o acesso ao ensino universitário e à formação de brasileiros no exterior e no ensino técnico e profissional”, garantiu a presidenta.

Para o líder da bancada do PT, deputado José Guimarães (PT-CE),  que esteve na cerimônia no Palácio do Planalto, esse primeiro contrato é uma resposta para aqueles que apostaram no insucesso do novo modelo de partilha. “Os que acreditavam que não daria certo, quebraram a cara. É um modelo vitorioso”, analisou Guimarães.

Ainda na avaliação do líder petista, a parceria firmada hoje, juntamente com as últimas concessões, principalmente as dos leilões dos aeroportos de Confins e Galeão, mostram o caminho certo trilhado pelo governo da presidenta Dilma.

“O governo apostou e sai vitorioso. O Brasil vai ganhar muito com isso. Em 2013 vamos fechar o ano com a economia brasileira robusta, em condições de pilotarmos bem 2014.  A ousadia da presidenta representa uma vitória para o País, principalmente para sociedade brasileira”, destacou.

De acordo com  José Guimarães, esse momento histórico será a base para a realização das aspirações da maioria dos brasileiros que clamam por mais educação e saúde.

“Vamos iniciar 2014 com novos recursos para a educação e saúde. A presidenta ousou em destinar recursos dos royalties para esses dois setores. Ela queria 100%, mas a Câmara aprovou 75% para a educação e 25% para a saúde.  É o sinal evidente que vamos ter mais recursos para investir nessas duas áreas que integram os pactos lançados pela presidenta Dilma”, lembrou o petista.

José Guimarães avaliou ainda que essa iniciativa do governo é o “passaporte” para o futuro. Ele lembrou ainda que essa modalidade contratual está centrada no conteúdo local. Isso “vai gerar oportunidade de emprego e de negócios e, será um forte incentivo à economia brasileira”.

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100