Consórcio binacional prevê integração entre Brasil e Bolívia

padreton

Proposta de transporte intermodal em benefício do Brasil e da Bolívia foi apresentada pelo deputado Padre Ton (PT-RO) ao coordenador geral de Portos Marítimos do DNIT, Valter Casimiro Silveira. A proposta é uma demanda do Consórcio Binacional para Integração e Desenvolvimento Sustentável (CBIDS), composto por diversas entidades e organizações dos dois países, que há algum tempo vem discutindo projetos de integração, parte deles base de um novo eixo de desenvolvimento para Rondônia.

O deputado Padre Ton apresentou as linhas gerais da proposta, que consiste na consolidação de duas hidrovias, e no resgate da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, trecho entre Guajará-Mirim e Porto Velho. “É um trecho mais econômico, por seu traçado, de poucas curvas, com menor custo de gabarito estrutural, pois é praticamente plano e consolidado, já existente desde 1908”, informa documento produzido pelo CBIDS.

O transporte intermodal seria constituído, ainda, pela Hidrovia Villa Bella de Santíssima Trindade (MT) até Guajará Mirim, desse ponto utilizando-se da ferrovia reconstruída, e a seguir a Hidrovia Madeira-Mamoré-Guaporé.

“A viabilidade técnica depende de algumas intervenções e talvez o custo seja muito alto”, declarou Valter Casimiro acerca da Hidrovia que parte da região de Mato Grosso, acrescentando que estão sendo feitos estudos de viabilidade no  trecho Madeira-Guaporé, os quais devem ser concluídos em dezembro.

Valter Casimiro informou ainda ao deputado que a partir de 2014 será iniciado projeto para dragagem permanente entre Porto Velho e Itacoatiara (AM), trecho por onde é  exportada a soja proveniente de Mato Grosso.

O deputado Padre Ton sugeriu que ao CBIDS seja dada a oportunidade de apresentação detalhada dos projetos destinados a promover com custos reduzidos o transporte de cargas (bens, grãos e serviços) e passageiros numa intermodalidade de transporte que representaria novo eixo de desenvolvimento, proposta acatada pelo coordenador de Portos Marítimos.

A apresentação do CBIDS deverá ser feita, por indicação de Valter Casimiro, aos técnicos que produzem os estudos de viabilidade, sob a competência da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), com sede em Manaus.

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100