Reginaldo Lopes: Meus desafios como novo líder do PT na Câmara

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) - Foto: Lula Marques

Em artigo publicado nesta terça-feira (21), no jornal O Tempo, o novo líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), aborda a necessidade de resistir a recuos e de construir transição para volta da democracia. “Assumo a liderança da maior bancada de oposição para continuar na resistência contra o projeto de destruição do País promovida por um governo genocida. Nosso primeiro desafio vai ser impedir os retrocessos que ainda estão na pauta do Congresso”, assegurou.

Leia a íntegra do artigo:

Meus desafios como novo líder do PT na Câmara

Nesta segunda-feira (20), assumi a liderança do PT na Câmara dos Deputados, cargo que exercerei até 2023. Coordenar o trabalho coletivo de 53 parlamentares é dos maiores desafios que encaro nestas duas décadas de trabalho legislativo e mais de 30 anos de militância política. Ontem, quando participava da cerimônia de posse, veio à minha memória a primeira vez em que fui líder, em uma sala de aula na Escola Estadual Benjamim Guimarães, em Bom Sucesso.

Foi naquele ano que me aproximei do Partido dos Trabalhadores. O país experimentava a volta à democracia e se preparava para votar para presidente na eleição de 1989. Uma campanha popular tomava conta do Brasil inteiro e chegou até à minha pequena cidade. A esperança era pronunciada em quatro letras: Lula.

Descobri naquela campanha do Lula a importância de dedicar a vida ao bem coletivo. Eu vivia na pele as alegrias e dificuldades de ser um brasileiro comum. Filho de pequenos agricultores, fui obrigado a começar a trabalhar muito cedo. Comecei vendendo picolé nas ruas, depois passei a vender pão, o que me levou a entrar na profissão de padeiro. Com a carteira de trabalho assinada ainda adolescente, virava as noites no ofício de fazer pães, conciliando o tempo com meus estudos e militância política. Jovem trabalhador, me vi representado no programa do PT que contemplava meus anseios e necessidades.

Como muitos jovens, tive que sair da minha cidade para continuar os estudos e fui cursar economia na Universidade Federal de São João del-Rei. Na faculdade, novamente fui convocado a representar meus colegas, naquele momento como presidente do Diretório Central dos Estudantes.

A militância estudantil abriu as portas para minha eleição como deputado federal. Comecei o mandato no mesmo momento em que Lula assumia a presidência da República para conduzir a revolução democrática que mudou o país.

Nos governos petistas, representando os jovens na Câmara dos Deputados, presidi a Comissão que aprovou o Estatuto da Juventude e a CPI de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens Negros e Pobres. Na educação, fui o relator do projeto que criou o Fies, além de ajudar a levar universidades, faculdades e institutos federais para todos os cantos de Minas Gerais. Entre muitos projetos, apresentei o que criou a Lei de Acesso à Informação, que acaba de completar dez anos e é o maior instrumento que temos no combate à corrupção.

Neste ano, fui o autor da lei que garante indenização aos trabalhadores da saúde que não puderem mais trabalhar em razão da Covid ou às suas famílias, em caso de morte. E tenho lutado contra os absurdos dos preços dos combustíveis, apresentando três projetos que podem reduzi-los drasticamente, principalmente acabando com a dolarização na definição das tarifas.

Agora, assumo a liderança da maior bancada de oposição para continuar na resistência contra o projeto de destruição do país promovida por um governo genocida. Nosso primeiro desafio vai ser impedir os retrocessos que ainda estão na pauta do Congresso.

E nessas voltas que o mundo dá, novamente o Brasil deposita suas esperanças em Lula para fazer uma transição de volta para democracia e para cuidar da nossa gente. E continuarei sendo um instrumento na transformação social que o país tanto precisa, ainda com os sonhos da juventude e o compromisso com os que represento.

 

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) é deputado federal e líder do PT na Câmara

Publicado originalmente no Jornal o Tempo

 

https://www.otempo.com.br/politica/reginaldo-lopes/meus-desafios-como-novo-lider-do-pt-na-camara-1.2586895

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100