O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) ocupou a Tribuna nesta terça-feira (19) para anunciar a apresentação de um projeto de lei, de sua autoria, que trata da reforma do ensino médio. “Vamos propor uma mudança profunda na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para que possamos ter um ensino médio mais transversal, mais multidisciplinar, mais holístico, mais cidadão, no qual o jovem seja o ator principal e possa definir o seu projeto de vida”, disse o petista que preside comissão da Câmara que trata da reformulação do ensino médio.
De acordo com Reginaldo Lopes, a proposta é fruto de um amplo debate feito em todo o Brasil. “Em 2012 foi constituída uma comissão nesta Casa para debater um tema muito importante para a vida deste país, pois, na verdade, discutir o papel do ensino médio é discutir o projeto de Nação que queremos construir no Brasil”, explicou.
“Acreditamos que esse projeto vai fazer avançar a educação brasileira para, de fato, resolver um grande problema que o nosso governo enfrenta. Ou seja, temos pleno emprego, mas, ao mesmo tempo, temos um Produto Interno Bruto (PIB) que cresce em taxas razoáveis — pela conjuntura internacional — e, de fato, com o pleno emprego que o Brasil vive, poderíamos ter um crescimento econômico maior”, ressaltou Reginaldo Lopes.
Isso explica, de acordo com o petista, “porque o projeto pedagógico está falido, ou seja, ele não garante aos nossos trabalhadores uma qualificação adequada a uma nova sociedade, que é a sociedade do conhecimento. Outro indicador que comprova a necessidade de mudança do projeto pedagógico é que, de fato, comparando as remunerações dos trabalhadores brasileiros da economia formal — dos 90 milhões de brasileiros —,um trabalhador com ensino fundamental recebe, em média, mais do que um trabalhador com ensino médio completo”.
O parlamentar petista elogiou as iniciativas dos governos do PT no sentido de aumentar os investimentos na área da educação. “Desde o governo do presidente Lula e no governo da presidenta Dilma, a educação tem sido tratada de forma sistêmica e integrada, ou seja, da creche até a pós-graduação. E o governo da Presidenta Dilma, com muita coragem, está se encaminhando para a terceira etapa da nossa ação estratégica de desenvolvimento de nação e da nova República democrática popular: a sociedade do conhecimento”, finalizou o deputado Reginaldo Lopes.
Gizele Benitz