Educação rejeita dispensa de itens de segurança para ônibus escolar em zonas rurais

caminhodaescola

A Comissão de Educação aprovou nesta semana parecer contrário do deputado Pedro Uczai (PT-SC) a projeto de lei (PL 2002/11) do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) que dispensa os veículos de transporte escolar das zonas rurais de cumprir as exigências do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). O autor alega que a precariedade da via muitas vezes dificulta o cumprimento de todas as exigências.

Ao apresentar parecer pela rejeição do projeto, o relator afirmou que as exigências não parecem excessivas, já “que está em jogo a segurança de milhares de crianças e jovens”. Uczai destacou ainda o Programa Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), ambos do governo federal, que têm o objetivo de garantir a frequência dos alunos da zona rural à escola, sem abrir mão da segurança no transporte escolar.

Atualmente, a lei exige de todos os veículos de transporte escolar tenham registro como veículo de passageiros; sejam submetidos à inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança; tenham pintura horizontal amarela, com a inscrição “Escolar” em preto; disponham de equipamento de registro de velocidade e tempo; possuam lanternas de luz branca, fosca ou amarela nas extremidades da parte superior dianteira, e lanternas de luz vermelha na extremidade superior da parte traseira; e ofereçam cintos de segurança a todos os alunos transportados.

Caminho da Escola – O Projeto Caminho da Escola consiste em linha de crédito especial, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas pelos estados e municípios. Já o Pnate autoriza transferência de recursos financeiros para custear despesas com reforma, seguros, licenciamento, impostos e taxas, etc.

Em plenário, o deputado Ságuas Moraes (PT-MT) destacou também esta semana a entrega de 161 ônibus de transporte escolar do programa Caminho da Escola para 65 municípios mato-grossenses. Ele recordou que, em 2010, quando era secretário de Educação do Mato Grosso, esteve em Brasília com o governador Silval Barbosa para fechar uma parceria entre o Ministério da Educação e o Mato Grosso para a aquisição de mil ônibus escolares – sendo 500 pelo ministério e os outros 500 pelo estado – para atender 50% da frota do transporte do MT.

“Essa parceria não só foi cumprida, mas foi cumprida além disso. Com esses 161 ônibus, Mato Grosso passa a ter 1.503 ônibus novos com o programa Caminho da Escola, perfazendo assim um atendimento de 65% da frota do transporte escolar”, comemorou o deputado na tribuna.

PT na Câmara com Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100