Foto: Salu Parente/PT na Câmara
Foi um momento mágico. Assim o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), resumiu a passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Liderança do partido hoje (29), logo após a sessão solene em sua homenagem no Plenário da Casa. “O ex-presidente Lula fez um gesto simbólico de grande valor ao prestigiar a nossa bancada e os nossos funcionários. Isso é o reconhecimento do trabalho dos deputados do PT, do papel estratégico que a nossa bancada teve no apoio aos seus dois governos”, afirmou Guimarães.
Seguido por uma multidão de parlamentares e funcionários; pelo presidente Nacional do PT, Rui Falcão; pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além da imprensa, Lula visitou a Liderança do PT na Câmara ao som do tradicional jingle “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. O ex-presidente foi recebido com aplausos e um bolo para comemorar os seus 68 anos de vida, completados no último domingo (27).
Todos ali naquele momento, independentemente de cargos ou posição, estavam emocionados e queriam apenas demonstrar a sua gratidão por tudo que Lula fez pelo Brasil, pela democracia. “Mais uma vez ficou evidente como o povo gosta do Lula e gosta porque ele soube mudar o Brasil sem nunca mudar de lado. O seu lado sempre foi o da inclusão, o dos direitos humanos, o do respeito às liberdades individuais,o do desenvolvimento com distribuição de renda e respeito ao meio ambiente. O seu lado sempre foi o do PT, sempre foi o do Brasil”, afirmou Guimarães.
Foto – Da Liderança do PT, o ex-presidente Lula ainda cumpriu um último compromisso no Congresso Nacional. Desta vez bem informal. Sempre seguido por uma multidão, foi até a escadaria do acesso principal da Câmara para uma foto com a Bancada do PT. A foto tem um apelo emocional. É uma retribuição à bancada que, em 2011, na gestão do líder Paulo Teixeira (PT-SP), reuniu-se para uma foto – no mesmo espaço – e enviou ao ex-presidente com uma mensagem de apoio e torcida pelo seu reestabelecimento. Lula tinha sido diagnosticado – em 29 de outubro de 2011- com um câncer de laringe, que já está totalmente curado.
Vânia Rodrigues