Lula recebe homenagem no Senado e alerta para risco da negação da política

lulasenadomedalha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi agraciado nesta terça-feira (29) com a Medalha Ulysses Guimarães concedida pelo Senado Federal a lideranças nacionais em comemoração aos 25 anos da Constituição, comemorados neste mês de outubro. A dedicação e a contribuição do ex-sindicalista na formulação do texto constitucional foram lembradas e reverenciadas pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e pelo ex-presidente da República, José Sarney (PMDB-AP), este último também homenageado na cerimônia.

Em seu discurso, o ex-presidente Lula disse que com a nova Carta Constitucional o Brasil “refundou a democracia” ao estabelecer que o poder emana do povo, que o exerce  por meio de representantes eleitos. 

Lula fez questão de desmistificar o discurso de que o PT não assinou a Constituição . “Uma mentira contada muitas vezes, torna-se verdade”. Ele esclareceu que a bancada do PT tinha o seu próprio projeto, mas que assinou a Carta porque o partido participou da elaboração da Constituição de 1988. “Na época, o PT só tinha 16 deputados, mas agia como se tivesse 470. Chegamos ao Congresso com um projeto de Constituição e de Regimento Interno prontos”, ressaltou Lula.

O ex-presidente lembrou ainda que todas as bandeiras empunhadas pelo PT, principalmente em relação às políticas sociais e contidas no texto constitucional, o seu governo implementou.

“Grande parte de todas as políticas sociais que colocamos em prática no Brasil estão contidas na Constituição. E essa Constituição continua sendo seguida pela presidenta Dilma que está aprofundando o combate à miséria neste País”, assegurou Lula.

Para o ex-presidente, a elaboração da nova Carta Magna foi um “momento extraordinário” que o Congresso Nacional viveu. Ele alertou para o risco da negação da política. “Penso que na história deste País, se a juventude brasileira lesse a biografia de Getúlio Vargas, de Juscelino Kubistchek e outros políticos, possivelmente não desprezaria a política  e a imprensa  não iria avacalhar a política como faz hoje. Não há nenhum momento da história, em nenhum lugar do mundo, que a negação da política trouxe algo melhor que a política. O que aparece sempre quando se nega a prática política é um grupo praticando, na verdade, a ditadura”, alertou Lula.

Benildes Rodrigues

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100