Sibá apresenta relatório do “Código de Ciência, Tecnologia e Inovação” na quarta-feira

sibamargarida

O deputado Sibá Machado (PT-AC), relator da Comissão Especial que analisa o projeto de lei (PL 2177/11), apresentará nesta quarta-feira (23), seu parecer ao chamado “Código de Ciência,Tecnologia e Inovação”, em audiência pública com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.

Aguardado com expectativa pela comunidade científica, o PL 2177/11 prevê a retirada de entraves burocráticos da pesquisa brasileira e dá uma nova redação às questões de compras de produtos, importação de equipamentos, desburocratização e contratação de serviços, alterando ainda regras e procedimentos hoje contemplados em pelo menos uma dezena de leis e códigos.

Para Sibá, que realizou várias audiências públicas pelo país debatendo o projeto com as diversas instituições de Ciência e Pesquisa do País, estabelecer um novo arcabouço legal que estimule e acelere o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil é fundamental.

 “Hoje, os investimentos na área chegam a 1,2% do Produto Interno Bruto mas a meta é chegar em 2015 com 2%. A economia brasileira precisa de um salto tecnológico, nossa pauta de exportações tem percentual altíssimo de commodities e de semielaborados, precisamos agregar a ela mais tecnologia, ainda importamos insumos para nossa indústria que poderiam estar sendo produzidos aqui,” disse o deputado, lembrando ainda do que talvez seja o maior gargalo do setor, a Lei de Licitações. “A questão das compras é séria, a Lei 8.666 restringe a compra de insumos e equipamentos e há também problemas aduaneiros”.

De acordo com o deputado, pela abrangência e complexidade da temática apresentada ao longo das discussões, o PL 2177/11 deu origem a novas proposições e ativou o debate sobre outras já em curso.

 De autoria da deputada Margarida Salomão (PT-MG), a PEC 290/13 é um dos desdobramentos do PL 2177/11, e terá seu texto final também apresentado durante a audiência pública. A PEC incorpora o termo “inovação” à Constituição Federal e cria o Sistema Nacional de Ciência, que passaria a coordenar as ações de entidades públicas e privadas, fomentando a colaboração e integrando instituições de pesquisa tecnológica e empresas inovadoras.

A proposição faz parte de um rol de cinco iniciativas legislativas que, juntas, vão compor um novo marco para a ciência no País. Além da PEC e do PL 2177, fazem parte desse novo marco para a ciência a proposta de um Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para a pesquisa, a Lei de Biodiversidade e a Lei das Fundações de Apoio à Pesquisa – essa última contemplada dentro da Medida Provisória 614/13, já sancionada pela Presidente Dilma.

A ideia é que sejam votados no mesmo dia os pareceres da PEC 290/13 e o do PL 2177/11, em reunião da Comissão Especial que analisa as proposições, ainda na tarde do mesmo dia.

A audiência pública, prevista para 10h00, contará com a presença de Ministros, Governadores de Estado e representantes de toda a comunidade científica brasileira. 

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo