O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) ocupou a Tribuna nesta segunda-feira (14) para manifestar solidariedade à Associação dos Advogados do Banco do Brasil. A entidade divulgou um manifesto criticando a proposta de reorganização administrativa do jurídico do banco que pode provocar não só um descomissionamento mas, também, uma redução do quadro de advogados do Banco do Brasil.
De acordo com Berzoini, para uma instituição financeira o jurídico é tão importante quanto a operação nas agências ou na área de tecnologia. “Porque é o jurídico que dá garantia e segurança a todos os contratos e operações e que coordena a cobrança, que é fundamental para a recuperação dos ativos. Ou seja, não é atividade meio, é atividade fim de uma instituição financeira. Os grandes bancos norte-americanos, europeus e asiáticos fazem da estratégia jurídica uma das questões fundamentais para preservar a solidez e a capacidade de gerar valor das suas atividades”, frisou o parlamentar petista.
Ricardo Berzoini defendeu uma revisão da proposta pela direção do Banco do Brasil. “Faço um apelo para a direção do Banco do Brasil rever esse projeto de reorganização administrativa, que vai prejudicar não apenas os advogados, mas vai prejudicar fundamentalmente, no médio prazo, a capacidade operacional do Banco do Brasil e sua condição de ter um relacionamento de maneira estratégica com o Poder Judiciário”, ressaltou o petista.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra