Petistas pedem veto a artigo de projeto que trata de uso de agrotóxicos

NucleoAgrarioGilles

Deputados do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara foram ao Palácio do Planalto, na última semana, pedir que a presidenta Dilma Rousseff vete o artigo 53 do Projeto de Lei de Conversão da Medida Provisória 619 (PLV 25/13), que trata de novos procedimentos para produção, importação, liberação comercial e uso de agrotóxicos na agricultura brasileira.

Os parlamentares protocolaram uma carta com 62 assinaturas pedindo o veto. Eles argumentaram que o artigo 53, ao conceder a autorização exclusiva ao Ministro da Agricultura para decidir sobre importação, produção, distribuição, comercialização e uso de agrotóxicos, ainda que em “caráter extraordinário”, atenta contra a saúde pública.

“A inclusão desse artigo na MP 619 foi uma esperteza da Bancada Ruralista aqui na Câmara, que forçou a aprovação do dispositivo sem destaque em plenário, sem nenhuma discussão, sob pena de comprometer toda a medida provisória”, argumentou o deputado Padre João (PT-MG), coordenador do Núcleo Agrário. Ele acrescentou que, pela saúde da população brasileira e pelo bem do meio ambiente, “não resta outra alternativa a não ser o veto presidencial”.

O deputado Padre Ton (PT-RO), que também participou do encontro com o chefe de gabinete da presidenta Dilma Rousseff, Giles Azevedo, explicou que, mesmo em caráter extraordinário e emergencial, não basta um parecer do Ministério da Agricultura. “É importante para a saúde pública do nosso País o parecer do Ministério da Saúde e dos órgãos ambientais, quando se trata da autorização para importação e comercialização de agrotóxicos”, disse Padre Ton.

Os parlamentares alertaram ainda, na carta, que se a presidente Dilma sancionar o projeto de conversão da MP 619, sem vetar ao artigo 53, estará suprimindo não apenas as competências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério do Meio Ambiente – estabelecidas na Lei 7802/89, mas dizendo ao mundo “que no Brasil não se aplicará mais o princípio da precaução”.

Na carta, eles argumentam, ainda, não haver sentido algum na Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica se o governo passar a admitir a importação, produção, distribuição e comercialização do uso de agrotóxicos de forma indiscriminada.

O documento ressalta que “o Brasil não precisa manter o título de maior consumidor mundial de agrotóxicos” e lamenta a aprovação, pelo Congresso Nacional, de projeto com implicações sérias para a saúde da população brasileira, “sem qualquer discussão”.   

Os deputados petistas Marcon (RS), Luci Choinacki (SC) e Valmir Assunção (BA) também participaram da reunião no Gabinete da presidenta Dilma para pedir o veto ao artigo 53.

Equipe PT na Câmara com Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100