A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura no Congresso, participou hoje no estande da Câmara Brasileira do Livro, na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), do debate “As Políticas do Livro e da Leitura no Brasil”. O debate contou com a participação de José Castilho, secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) do Ministério da Cultura (MinC), e do poeta Afonso Romano de Sant’ana. Também esteve presente no debate o deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), integrante da frente.
Durante o debate, José Castilho destacou o desafio de desenvolver novos leitores em um país com atraso histórico no direito à leitura. Já Afonso Romano chamou a atenção para a “indissociabilidade” entre educação e leitura. Fátima Bezerra destacou o compromisso da Frente Parlamentar em promover o debate dentro do Parlamento brasileiro, com vistas a uma produção legislativa que contribua para a realização das ações e programas estabelecidos no PNLL.
“O momento agora tem como foco a institucionalização do PNLL. Para tanto, é necessário avançar na aprovação de uma legislação que assegure a Política Nacional do Livro, o financiamento através de um fundo setorial (Fundo Nacional Pro-Leitura) e do Instituto Nacional do Livro, Leitura e Literatura”, disse. “Como se vê, o desfio não é simples. Mas o caminho para tornar nosso Brasil um país de leitores passa por aí”, completou Fátima Bezerra.
Assessoria parlamentar