Assista ao depoimento do coronel Helcio Bruno na CPI da Covid

A CPI da Covid toma o depoimento, na manhã desta terça-feira (10), do presidente do Instituto Força Brasil, Helcio Bruno, mais um coronel citado na maracutaia das vacinas. A TvPT está transmitindo agora o depoimento. Para assistir, basta clicar no vídeo abaixo.

O nome de Helcio Bruno foi citado na CPI pelos dois representantes da Davati Medical Supply convocados pela comissão, Luiz Dominguetti e Cristiano Carvalho, que denunciaram a cobrança de propina durante as negociações. Este último afirmou que só conseguiu se reunir, em março passado, com o então secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Élcio Franco, graças ao Instituto Força Brasil. Segundo seu relato, foi Helcio Bruno quem possibilitou o encontro, do qual também participou o pastor Amilton de Paula, da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah).

O Instituto Força Brasil foi criado em setembro de 2020. Segundo o site oficial, trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que defende pautas conservadoras. O presidente é o coronel Helcio Bruno. O vice-presidente, o empresário Otávio Fakhoury. Quem são os dois?

Helcio Bruno é mais um coronel da reserva a ser citado no escândalo das vacinas. Segundo a jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, ele “é egresso das Forças Especiais do Exército, assim como Elcio Franco, o general e ex-ministro Eduardo Pazuello e vários ministros palacianos”. Quando foi à CPI, Dominguetti disse que Helcio Bruno tem boa relação com Elcio Franco, algo que ele mesmo confirma: “(Ter sido das Forças Especiais) serve como boa credencial”, afirmou Helcio Bruno à jornalista.

Abaixo do coronel na diretoria do Instituto Força Brasil está Otávio Fakhoury. O empresário é criador do Aliança pelo Brasil, o partido que Jair Bolsonaro tentou criar depois de deixar o PSL, pelo qual se elegeu em 2018. Fakhoury admite que financiou tanto a campanha quanto manifestações de apoio ao atual presidente. Ele também aparece como financiadores de sites que espalham fake news e já foi apontado como membro do Gabinete do Ódio.

Em 16 de junho do ano passado, ele foi um dos 21 alvos de busca e apreensão da Polícia Federal em uma operação no âmbito do inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar atos antidemocráticos, que mais tarde desdobrou-se no inquérito das fake news. Dias antes, ele havia sido intimado a depor na PF sobre o mesmo tema.

Assista:

Da Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100