“O povo vai pagar a conta”, lamenta Bohn Gass sobre a aprovação de projeto que abre caminho à privatização dos Correios

Para Bohn Gass, a privatização dos Correios deve prejudicar a universalização da prestação do serviço de entrega nos municípios do País. Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (RS), afirmou durante pronunciamento na tribuna da Câmara que a privatização dos Correios vai trazer inúmeros prejuízos ao País e à população brasileira. Entre os retrocessos, o parlamentar ressaltou o aumento no valor da entrega das encomendas por todo o País e os gastos adicionais para o governo – bancados pelo contribuinte – com o custo de serviços que hoje são prestados pelos Correios, como a entrega das provas do Enem e de urnas eletrônicas nas eleições. O projeto de lei que permite a privatização foi aprovado no plenário da Câmara com 286 votos favoráveis e 173 contrários.

Durante o processo de votação da proposta, Bohn Gass ressaltou que os defensores da privatização estavam destruindo uma estrutura que existe há 358 anos, antes mesmo da fundação da República. O líder do PT desmascarou no plenário o argumento utilizado pelos defensores da privatização de que é preciso garantir a livre concorrência para reduzir o valor dos serviços de entrega de encomendas no País.

“Vocês (defensores da privatização) estão tirando um concorrente no processo de distribuição. Estão concentrando o mercado. Então, na verdade, não somos nós que temos medo da concorrência, são vocês que têm medo do concorrente, porque, se ficar o Correios participando no processo de distribuição de levar as encomendas pelo País afora, não vai ter oligopólio privado, e oligopólio privado faz mal. Ele concentra, ele torna preços mais caros”, argumentou.

O deputado Bohn Gass também alertou que a privatização dos Correios também deve prejudicar a universalização da prestação do serviço de entrega nos mais de 5.570 municípios brasileiros. Uma coisa é uma empresa privada levar um produto de São Paulo para o Rio de Janeiro, de São Paulo para Curitiba, de São Paulo para Belo Horizonte. A outra é levar um produto para todos os municípios do País afora. Então, vai pagar mais caro o nosso pequeno empresário que não é de um grande centro onde uma empresa oligopolizada vai poder oferecer um preço concorrencial menor”, explicou.

De acordo com o líder petista, por essas razões muitos países – especialmente com tamanho continental – mantém empresas estatais de Correios ou reestatizaram empresas públicas do setor que foram privatizadas. Os Estados Unidos – berço do liberalismo – mantêm a empresa estatal de Correios, United States Postal Service (USPS), fundada em 1775. Já a Argentina, reestatizou em 2003 o Correo Argentino, que tinha sido privatizado em 1997 e faliu na mão da iniciativa privada do País.

O povo vai pagar a conta

O líder petista respondeu ainda as acusações dos defensores da privatização de que é preciso vender à iniciativa privada o controle de empresas públicas como forma de “combater a corrupção”. Bohn Gass lembrou que, após a derrubada injusta da então presidenta Dilma Rousseff, o governo do golpista Michel Temer privatizou a Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CENADI), responsável pela distribuição de vacinas pelo País.

Agora, lembrou o parlamentar gaúcho, a CPI da Pandemia do Senado investiga contratos do atual governo com a empresa VTCLog, contratada para distribuir medicamentos em todo o País, que inicialmente era 60 vezes mais caro do que o preço que seria cobrado normalmente.

O petista citou ainda como exemplos do prejuízo para o povo, o valor crescente da gasolina, do diesel e do gás de cozinha, diante do mesmo discurso do governo Bolsonaro de que o livre mercado pode baratear o preço dos produtos. Bohn Gass destacou ainda que o governo também terá enormes prejuízos – bancados pela população – com a privatização dos Correios.

“São os Correios que levam País afora as provas do ENEM. São os Correios que ajudam a transportar vacinas. Nas eleições, as urnas são transportadas pelos Correios. Então, quando nós temos um conjunto de atividades, estão lá os Correios oferecendo serviços, que agora deverão ser pagos. E quem é que vai pagar? A população brasileira”, esclareceu.

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100