O deputado Luiz Couto (PT-PB) ocupou a Tribuna nesta segunda-feira (7) para manifestar solidariedade e apoio aos bancários e bancárias de todo o país, em greve há 19 dias. “Expresso minha solicitação para que a Federação dos Bancos possa atender às reinvindicações dos bancários, que lutam por uma vida digna e para que a greve seja solucionada o mais rápido possível”, disse o petista.
Luiz Couto criticou o que chamou de “silêncio” dos bancos. “Manifestações acontecem em várias cidades do país para mostrar indignação contra o silêncio dos bancos diante das reivindicações dos grevistas, que pedem aumento real de salário, valorização do piso, mais contratações e fim da rotatividade, melhores condições de trabalho e mais segurança para todos os bancários. E a categoria já deixou claro que não volta ao trabalho sem aumento real e promete ampliar a greve para quebrar a intransigência da Federação Nacional dos Bancos”, ressaltou.
O parlamentar petista informou ainda que segundo o coordenador do Comando Nacional de Greve, Carlos Cordeiro, “os seis maiores bancos lucraram R$29,6 bilhões só no primeiro semestre deste ano e exibem a maior rentabilidade do sistema financeiro mundial, graças principalmente ao aumento da produtividade dos bancários”, disse Luiz Couto.
Gizele Benitz