Núcleo de Educação reforça importância da mobilização para barrar a Reforma Administrativa

Reprodução

Parlamentares que compõem o Núcleo de Educação e Cultura do PT no Congresso e representantes de entidades educacionais debateram, nesta segunda-feira (5), a tramitação da Reforma Administrativa (PEC 32/2020). O debate foi coordenado pela deputada federal Professora Rosa Neide (PT-MT) e pela vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fátima Silva.

Durante o debate as assessoras técnicas da Bancada do PT na Câmara, Clara Lis Coelho e Eneida Dultra fizeram um balanço do andamento dos trabalhos na comissão especial, que analisa o mérito da proposta de reforma.

De acordo com Clara Coelho, o prazo de apresentação de emendas se encerra na próxima quarta-feira (7), e o esforço dos deputados do PT que participam da comissão é pela coleta de assinaturas para que as seis emendas apresentadas pelo partido sejam protocoladas.

Professora Rosa Neide reforçou a necessidade da bancada e das entidades divulgarem as emendas apresentadas, bem com ajudarem na coleta das assinaturas.

Eneida Dultra informou que o plano de debates da comissão já foi aprovado e que a Bancada do PT, bem como dos demais partidos de Oposição apresentaram sugestões de temas para serem debatidas. “O objetivo da bancada petista é prolongar os debates”, disse a assessora.

Fátima Silva destacou que o cenário ideal seria o arquivamento da proposta. Entretanto, o deputado Rogério Correia (PT-MG), que coordena a bancada na comissão especial, destacou que, apesar da conjuntura desfavorável para o governo na CPI da Covid-19, conduzida pelo Senado, a base aliada de Bolsonaro na Câmara não abrirá mão da Reforma Administrativa.

Deputado Rogério Correia – Reprodução

“Não há nenhum movimento deles (base do governo) para paralisar a reforma. Quanto mais os desmandos desse governo são revelados pela CPI, mais o mercado financeiro exige e o Centrão entrega. Eles querem entregar os recursos da saúde e da educação para a iniciativa privada. É muito dinheiro e o mercado está avido por essa reforma, para colocar a mão nesses recursos do orçamento público”, denunciou Rogério Correia.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) corroborou a fala de Correia ao afirmar que “somente a pressão popular pode barrar essa PEC do desmonte do Estado Brasileiro”.

Centenário de Paulo Freire

Ainda na reunião, o representante do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), professor Luiz Dourado, relatou o trabalho preparatório para realização do seminário, em comemoração ao centenário de Paulo Freire, bem como para o lançamento do livro em homenagem ao educador. Ambas atividades organizadas pelo Núcleo estão previstas para o mês de setembro.

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), o ex-deputado e professor Carlos Abicalil e a professora Selma Rocha – da Comissão de Assuntos Educacionais do PT (Caed-PT) –, o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antonio Lacerda, e assessores das bancadas petistas da Câmara e do Senado também participaram da reunião.

Deputado Reginaldo Lopes – reprodução

 

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo