Discutir o Plano Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação (PCTI) com a Bancada da Amazônia será o foco de reunião da próxima terça-feira (1º), promovida pela Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação.
Articulado pelo deputado Sibá Machado (PT-AC), em parceria com a Coordenação da Bancada do Norte e a Frente Parlamentar de CT&I, o encontro propõe-se a discutir uma agenda diferenciada junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a fim de superar as assimetrias regionais no que diz respeito ao desenvolvimento científico e tecnológico.
O encontro tem o objetivo também de discutir as diferenças intra-regionais, ou seja, as diferenças existentes entre os próprios estados integrantes da Região Amazônica. Segundo o deputado, “a constatação de que os problemas dos estados menos favorecidos da Amazônia, a exemplo do Acre, é diferente da situação dos grandes estados, é evidente, tornando-se então necessárias ações concretas que possam reduzir essas desigualdades.”
Algumas das propostas a serem apresentadas e discutidas no encontro são: a criação e ampliação da presença de instituições federais e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) em alguns estados, a geração de editais diferenciados, as contrapartidas dos projetos e a formação de uma rede de instituições voltadas a difusão de tecnologias.
A dificuldade de atrair e fixar pessoal qualificado para a formação de uma cultura local de pesquisa também será discutida. O Programa de Atração e Fixação de Doutores na Amazônia, apoiado pelo deputado, também constará da pauta da reunião, prevista para as 10h, no plenário 13.
O PCTI Norte
O plano de ação regional do MCTI compreende metas e estratégias a serem alcançadas dentro de uma perspectiva de vinte anos, a partir da disponibilização de recursos para projetos específicos visando ao fortalecimento das atividades cientificas na Amazônia, com foco na conservação da floresta.
Assessoria Parlamentar