O deputado Geraldo Simões (PT-BA) elogiou ontem na tribuna da Câmara a postura assumida pela presidenta Dilma Rousseff ao apresentar as oportunidades de investimentos oferecidas pelo País durante discurso de encerramento do “Seminário Empresarial: Oportunidades em Infraestrutura no Brasil”, realizado em Nova Iorque esta semana. “Enquanto todo o mundo ainda segue na esteira da crise de 2008, o Brasil tem uma perspectiva de continuidade de desenvolvimento”, ressaltou o petista.
O seminário foi uma oportunidade para o País apresentar aos investidores estrangeiros o panorama otimista de demanda por serviços de infraestrutura e de maciços investimentos em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e energia. Durante o encontro, disse Simões, a presidenta mostrou que existe no Brasil uma significativa rentabilidade para o setor privado e condições muito boas de financiamento.
“Estamos prevendo concessões de 10.000 km de ferrovias, de 7.500 km de rodovias, de cinco aeroportos internacionais, 33 mil MW de energia, três leilões na área de óleo e gás, dois no modelo de concessões e um no modelo de partilha, e diversos programas de mobilidade urbana, com metrôs, monotrilhos, VLTs e BRTs, espalhados pelo País”, detalhou o deputado.
Para ele, a importância do pronunciamento de Dilma foi mostrar que o Brasil tem uma perspectiva promissora para seguir enfrentando a crise mundial. “O crescimento de nossa economia nos últimos anos e a inclusão de grandes setores da população no mercado geraram pontos de estrangulamento na infraestrutura. O que pode parecer negativo significa um potencial de crescimento, se corretamente tratado”, analisou.
O deputado finalizou seu discurso afirmando que o País segue no rumo correto e que os brasileiros têm motivos para estar otimistas. “Não podemos nos deixar influenciar por aves agourentas, que só veem problemas em tudo. Temos que ter determinação para seguir crescendo e melhorando cada vez mais as condições de vida dos brasileiros”, concluiu.
PT na Câmara