Parlamentares da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados aprovaram nessa terça-feira (18), requerimento de convocação – transformado em convite – para o ministro da Educação, Milton Ribeiro. A proposição foi apresentada pelo deputado petista Leo de Brito (AC) e subscrita por Jorge Solla (PT-BA).
Leo de Brito quer saber do titular do MEC sobre notícia que vincula suposto apoio de Milton Ribeiro ao Centro Universitário Filadélfia (UniFil), em Londrina (PR), que se encontra em investigação no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) por denúncia de fraude no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A audiência pública ainda não está marcada, mas será conjunta com a Comissão de Educação.
Na mesma reunião, Leo de Brito viu aprovado ainda outro requerimento no qual solicita informações ao ministro da Educação sobre o orçamento defasado para as universidades federais e o risco que existe de paralisação das atividades em instituições no País, como é o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), já a partir de julho deste ano. Os deputados Jorge Solla e Padre João (PT-MG) também endossam a proposição.
Funai
A perseguição às lideranças indígenas Sonia Guajajara e Almir Suruí igualmente precisará ser explicada pelo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, em audiência pública. Os parlamentares aprovaram o convite para que Xavier esclareça sobre eventual prática de crime de abuso de autoridade e improbidade administrativa em relação aos indígenas. O requerimento foi apresentado por Leo de Brito, com apoio de Jorge Solla e Padre João.
Veja todos os requerimentos aprovados:
https://www.camara.leg.br/internet/ordemdodia/integras/2012794.htm
Leia mais: Suposta atuação de ministro da Educação em favor de Centro presbiteriano
PT na Câmara